---
title: Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae | Paraná Cooperativo
description: Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/piana-destaca-apoio-do-estado-as-pequenas-empresas-para-representantes-do-sebrae
language: pt-BR
date: 2025-03-28T08:37:53Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/piana-destaca-apoio-do-estado-as-pequenas-empresas-para-representantes-do-sebrae. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1607
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/piana-destaca-apoio-do-estado-as-pequenas-empresas-para-representantes-do-sebrae. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae 

O vice-governador Darci Piana recebeu nessa quinta-feira (27/03), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedrozo, e apresentou os números do Paraná e o apoio do Governo do Estado às micro e pequenas empresas paranaenses. Entre as ações destacadas, estão a redução da burocracia para a abertura de novos negócios e também o tratamento prioritário dado às empresas de pequeno porte.

“Buscamos nos aproximar do empresariado para saber suas demandas, e para eles também terem acesso e trazerem propostas ao Estado. Foi assim que reduzimos a burocracia e derrubamos o tempo de espera para a abertura de empresas, já que o processo é todo integrado e feito de forma digital”, explicou Piana. “Trabalhamos para buscar o crescimento do Estado, que atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados nos últimos anos, o que impacta em todos os segmentos da economia”.

O Paraná é o Estado com o [segundo menor tempo](https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/26-minutos-menos-Parana-reduz-tempo-de-abertura-de-empresas-para-8h-e-29-minutos) de abertura de empresas no Brasil. De acordo com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), esse processo levou uma média 8 horas e 29 minutos em fevereiro, uma redução de 26 minutos em relação ao mês anterior.

O Estado conta também com o programa Compras Paraná, que estabelece que no mínimo 10% de todos produtos adquiridos pelos órgão estaduais sejam fornecidos por pequenas empresas. Somente no ano passado, o Estado adquiriu quase R$ 2 bilhões em produtos e serviços desses empreendimentos. Outra iniciativa é o Decreto de Baixo Risco, que dispensou a necessidade de licenças de mais de 770 ramos que não apresentam riscos em suas atividades.

“O vice-governador nos apresentou as inovações que estão sendo aplicadas no Paraná, que podem ser exemplo para o Brasil”, ressaltou Pedrozo. “Queremos levar a experiência do Paraná a outros estados. Queremos parabenizar o governo e o povo do Paraná por tudo o que o Estado representa e pelo trabalho junto às micro e pequenas empresas”.

### Presenças

Acompanharam a reunião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; os diretores administrativos e de Finanças, José Gava Neto; e técnico do Sebrae/PR; César Rissete. Pelo Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, participaram o chefe de gabinete, Ivan Hussni; e os assessores Fábio Marimon e Karine Oliveira. (*Agência Estadual de Notícias*)

**FOTO**: *Igor Jacinto / Vice-Governadoria*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-03-28T08:37:53Z",
            "datePublished": "2025-03-28T08:37:53Z",
            "description": "Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae",
            "headline": "Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/03\/28\/fotos_destaque\/thumbnails\/thumb_sebrae_destaque_28_03_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/piana-destaca-apoio-do-estado-as-pequenas-empresas-para-representantes-do-sebrae"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/piana-destaca-apoio-do-estado-as-pequenas-empresas-para-representantes-do-sebrae"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

