---
title: PECUÁRIA: Reabertura imediata do mercado russo às carnes é para poucos | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pecuaria-reabertura-imediata-do-mercado-russo-as-carnes-e-para-poucos-23528
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:55:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pecuaria-reabertura-imediata-do-mercado-russo-as-carnes-e-para-poucos-23528. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1667
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pecuaria-reabertura-imediata-do-mercado-russo-as-carnes-e-para-poucos-23528. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PECUÁRIA: Reabertura imediata do mercado russo às carnes é para poucos 

> Em meio à controvérsia gerada por interpretações divergentes sobre a amplitude da retomada das exportações de carnes suína e bovina para a Rússia, o Ministério da Agricultura esclareceu ontem (06/12) os detalhes do acordo sanitário assinado na semana passada em Moscou. O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz, afirmou que estão "automaticamente" autorizadas a vender ao mercado russo somente as unidades frigoríficas habilitadas depois do embargo aplicado pela Rússia em outubro de 2005.
> 
> **Abertura para outros Estados** - As unidades que tinham a habilitação continuam aptas a exportar. O que houve agora, nesta primeira parte do acordo, foi a ampliação dos Estados autorizados a vender para a Rússia", disse. As 180 habilitações em vigor antes da descoberta de focos de febre aftosa no Brasil foram extintas pelo embargo russo às carnes nacionais.
> 
> **Novas plantas somente em 2008** - O secretário informou que o acordo prevê a habilitação de novas plantas somente a partir de 2008 em auditorias conjuntas de autoridades sanitárias russas e brasileiras. Uma missão veterinária dos parceiros virá ao Brasil no próximo ano para habilitar as novas unidades frigoríficas. Ocorre que o acordo prevê, ainda, a habilitação de novos abatedouros de acordo com os interesses comerciais dos importadores russos. "Nesse caso, não temos o que fazer. Eles decidem de quem vão comprar", afirmou Kroetz.
> 
> **Alcance da permissão gera dúvidas** - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou, no último dia 23 de novembro, a reabertura do mercado russo a partir de 1º de dezembro. De lá para cá, entretanto, surgiram contestações do setor privado sobre o alcance da permissão. Nessa nova etapa, a Rússia permitiu o embarque dos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e da região sul do Pará. Até então, a Rússia só havia permitido a aquisição de carnes suína e bovina dos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além da carne bovina de Goiás e São Paulo.
> 
> **Febre aftosa** - A desconfiança russa estava centrada nas dificuldades do governo brasileiro em controlar os focos de febre aftosa e evitar falsificações na emissão de certificados sanitários internacionais. Pressionado, o ministério passou a emitir, desde agosto, o certificado em papel-moeda. Em outra frente de negociações para manter as vendas de carnes para a União Européia, o secretário Inácio Kroetz confirmou que o Brasil praticou uma "auto-limitação" para atender às exigências do parceiro comercial. A medida, de acordo com ele, restringiu o abate de animais originários de zonas com status de livre de aftosa.
> 
> **Missão da UE constata problemas** - "Foi uma auto-limitação para auxiliar no entendimento dos europeus sobre o sistema brasileiro", informou ele. Uma missão veterinária da UE constatou diversos problemas de controles animais no país, principalmente no rastreamento de bovinos em áreas de confinamento de gado. (Valor Econômico)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:55:36Z",
            "datePublished": "2007-12-07T12:50:24Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PECUÁRIA: Reabertura imediata do mercado russo às carnes é para poucos",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/pecuaria-reabertura-imediata-do-mercado-russo-as-carnes-e-para-poucos-23528"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/pecuaria-reabertura-imediata-do-mercado-russo-as-carnes-e-para-poucos-23528"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

