---
title: PECUÁRIA: Expo Brasil de Charolês promete movimentar mercado | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pecuaria-expo-brasil-de-charoles-promete-movimentar-mercado-17122
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:50:31Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pecuaria-expo-brasil-de-charoles-promete-movimentar-mercado-17122. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1655
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pecuaria-expo-brasil-de-charoles-promete-movimentar-mercado-17122. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PECUÁRIA: Expo Brasil de Charolês promete movimentar mercado 

> O Núcleo dos Criadores de Charolês da Região de Guarapuava promove a XVII Expo Brasil de Charolês, entre os dias 23 e 27 de junho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava, PR. O tradicional evento da raça vai reunir criadores e investidores e promete movimentar mais de R$ 400 mil. Segundo o presidente do Núcleo dos Criadores de Charolês da Região de Guarapuava, Josef Pfann Filho, nota-se no mercado pecuário o retorno da demanda pelo Charolês para cruzamento, por isso, a expectativa é de maior facilidade na comercialização, em comparação aos anos anteriores.
> 
> **Programação** - Na programação estão previstos leilões e premiações de animais, além de palestra no dia 25, às 19h30, com o tema "Vacina Tick Vac - Uma alternativa no Controle dos Carrapatos". "Convidamos todos os agropecuaristas para essa palestra, que trará novidades sobre vacina contra o carrapato", destaca. Serão avaliados cerca de 75 animais de criadores de Charolês de todo Brasil. No final, haverá o Grande Campeão Jovem e o Grande Campeão Adulto, em machos e fêmeas. Para o Supremo Campeão irão concorrer quatro animais, todos já eleitos Grandes Campeões. O Supremo Campeão será conhecido no dia 26. O evento é uma ótima oportunidade para sondagem de qualidade genética. A feira também será uma alternativa para comercialização da raça durante os leilões rústicos e de elite nos dias 26 e 27.
> 
> **Jurado internacional** - Este ano o jurado será o médico veterinário criador de Charolês em Alegrete/RS, Dr. André Plastina Gomes, um grande conhecedor da raça no Brasil. Ele é jurado internacional da raça, com brilhantes atuações na conceituada exposição do Prado, em Montevidéu, no Uruguai. "Os julgamentos de classificação serão divididos em dois grandes campeonatos, tanto para machos como para fêmeas. Não haverá distinção entre animais mochos e aspados, ou seja, todos serão avaliados juntos, conforme recomenda a Associação Brasileira de Criadores de Charolês", explica Pfann Fº.
> 
> **Patrocínio** - A XVII Expo Brasil de Charolês conta com o patrocínio do Sindicato Rural de Guarapuava, Rações Agrária e apoio da AgroBrasil Currais, Simex/New Holland, Mont Kóya/Mitsubishi Motors, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Tratorcase, Eurofarma/Pearson, Agropecuária Galpão do Boiadeiro, Du Pont, Grupo Reinhofer, Guará Chevrolet, Sociedade Rural de Guarapuava e Tratorsolo. Os leilões serão coordenados pela Gralha Azul Remates. (*Assessoria de Imprensa*)
> 
> **Programação**
> 
> 23/06 - das 8 às 18h - Recepção dos animais
> 
> 24/06 - das 8 às 12h - Recepção dos animais
> 
> \- a partir das 14h - Pesagem e julgamento de admissão.
> 
> 25/06 - a partir das 14h - Julgamento de Classificação
> 
> \- 19h30min - Palestra Tick Vac - Uma alternativa no controle dos carrapatos.
> 
> 26/06 - a partir das 9h - Julgamento de Classificação
> 
> \- a partir das 20h - Leilão de Elite e Entrega de Prêmios.
> 
> 27/06 - a partir das 15h - Leilão de animais rústicos PO, PC e cruzamentos com Charolês.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:50:31Z",
            "datePublished": "2010-06-18T11:59:58Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PECUÁRIA: Expo Brasil de Charolês promete movimentar mercado",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/pecuaria-expo-brasil-de-charoles-promete-movimentar-mercado-17122"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/pecuaria-expo-brasil-de-charoles-promete-movimentar-mercado-17122"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

