---
title: PAC DA AGRICULTURA: Política de longo prazo para agricultura já está sendo elaborada | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pac-da-agricultura-politica-de-longo-prazo-para-agricultura-ja-esta-sendo-elaborada-50642
language: pt-BR
date: 2012-03-30T13:28:46Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pac-da-agricultura-politica-de-longo-prazo-para-agricultura-ja-esta-sendo-elaborada-50642. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1492
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pac-da-agricultura-politica-de-longo-prazo-para-agricultura-ja-esta-sendo-elaborada-50642. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PAC DA AGRICULTURA: Política de longo prazo para agricultura já está sendo elaborada 

> Em busca de uma maior interação entre seus ministérios, o governo costura o Plano de Ação para Agricultura Brasileira, conhecido como o PAC da Agricultura. A expectativa do governo federal é lançar o pacote ainda no primeiro semestre deste ano. O plano definirá o foco e os investimentos na área para os próximos 20 anos.
> 
> **Reuniões** - Nos últimos dias, várias reuniões têm sido feitas entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Planejamento e o governo federal. O governo pretende usar o exemplo dos planos safra concebidos pela Agricultura para formular uma política de longo prazo.
> 
> **Estágio inicial** - O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse que as discussões ainda estão em estágio inicial. Mas deixou claro que armazenamento e transporte de produtos são o objetivo das medidas. O governo, segundo ele, vai apresentar um projeto que atenda aos interesses tanto da agricultura empresarial quanto da familiar. "Uma política nacional de armazenamento e transporte, que envolva a Conab, é fundamental para a política de preços no país e a ajuda ao produtor", diz. "Também devemos agregar valor à produção e passar a exportar produtos já manufaturados", defendeu.
> 
> **MDA** - O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende estender o fornecimento de máquinas para a melhoria de infraestrutura nas propriedades mais afastadas da região Centro-Sul do país. Somente no âmbito do PAC 2, o investimento do MDA será de R$ 1,8 bilhão, dos quais cerca de R$ 270 milhões foram gastos até agora. No ano passado, 1.299 municípios receberam maquinários do ministério.
> 
> **Embrapa** - A Embrapa pretende entrar no plano com menos ênfase em pesquisas e investindo em um programa mais abrangente. O presidente da estatal, Pedro Arraes, diz que a principal contribuição da empresa será o desenvolvimento de um projeto de zoneamento georreferenciado. "Todos os biomas serão pesquisados para que se saiba qual cultura se adapta melhor a determinadas localidades", diz. Em seguida, a Embrapa oferecerá consultoria aos produtores para que migrem para as culturas que melhor se desenvolvem em suas regiões. "Poderemos identificar um produtor que poderia ter uma maior produtividade com outra cultura em sua região", afirma. (*Valor Econômico*)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum Agronômico avalia condições climáticas e de produção no Paraná e no Brasil](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/fotos_destaque/forum_agronomico_destaque_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-avalia-condicoes-climaticas-e-de-producao-no-parana-e-no-brasil)  29/10/2026 12:16

 

 

 [![Curso de Crédito Rural reúne 230 profissionais de cooperativas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/fotos_destaque/forum_destaque_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/curso-de-credito-rural-reune-230-profissionais-de-cooperativas)  29/10/2026 12:03

 

 

 [![Integrantes do Programa de Educação Política visitam Congresso Nacional](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/fotos_destaque/educacao_politica_destaque_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/integrantes-do-programa-de-educacao-politica-visitam-congresso-nacional)  29/10/2026 11:56

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T13:28:46Z",
            "datePublished": "2012-03-09T11:53:53Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PAC DA AGRICULTURA: Política de longo prazo para agricultura já está sendo elaborada",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/pac-da-agricultura-politica-de-longo-prazo-para-agricultura-ja-esta-sendo-elaborada-50642"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/pac-da-agricultura-politica-de-longo-prazo-para-agricultura-ja-esta-sendo-elaborada-50642"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

