---
title: ODM: Paraná atinge 6 das 11 metas do Milênio | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/odm-parana-atinge-6-das-11-metas-do-milenio-17034
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:49:51Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/odm-parana-atinge-6-das-11-metas-do-milenio-17034. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1540
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/odm-parana-atinge-6-das-11-metas-do-milenio-17034. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ODM: Paraná atinge 6 das 11 metas do Milênio 

> O Brasil atingiu quatro de uma série de metas para o cumprimento dos 8 Objetivos de Desen­­vol­­vimento do Milênio até 2015, pactuados pela Organiza­­ção das Nações Unidas (ONU) com 189 países ainda em 2000: a redução da pobreza e da fome pela metade e o impedimento e reversão da propagação de doenças como a aids e a malária. Das 11 metas a que o Paraná se propõe a atingir, estas até 2010, 6 foram alcançadas: além das 4 do país, a eliminação da disparidade entre os gêneros no ensino e a redução pela metade da população sem acesso à água potável. A diminuição em três quartos da mortalidade materna, no entanto, continua sendo o principal desafio em todo o país, conforme apresentado quinta-feira, em Curitiba, no Seminário Estadual sobre o 4.º Relatório Nacional dos ODMs (sigla pela qual os objetivos são conhecidos).
> 
> **Avaliação boa** - De maneira geral, a avaliação do Brasil pela ONU é boa, o país tem avançado, mas de maneira desigual. Enquanto algumas cidades atingiram e ultrapassaram as metas, outros municípios estão bem abaixo. Ainda em março, quando o relatório foi concluído pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a coordenadora-residente interina da ONU no Brasil, Marie Pierre Poirier, havia dito que tal desigualdade faz com que características como o gênero, a raça, a etnia e o local de nascimento de uma criança brasileira ainda determinem, em grande parte, suas oportunidades futuras. "O esforço agora, por meio desses seminários regionalizados, é para trabalhar as metas de forma local para diminuir essa disparidade", disse a representante do Progra­ma das Nações Unidas para o Desenvol­­vimento (PNUD) da ONU enviada a Curitiba, Maria Celina Arraes.
> 
> **Pobreza e fome** - Na luta contra a pobreza, o Brasil cumpriu não só a meta da ONU, mas a sua própria, mais rigorosa, de 75% de redução. Hoje, menos de um quinto das pessoas vivem com menos de US$ 1,25 ao dia (R$ 2,30). Nesse ritmo, a pobreza extrema seria erradicada do país por volta de 2013 ou 2014. Tudo de­­pende de uma melhor distribuição de renda: hoje os 20% mais ricos têm renda 21 vezes maior que os 20% mais pobres do país. Algo parecido ocorre com a meta da fome. De 1996 para 2006, o número de crianças de zero a 4 anos com peso abaixo do esperado passou de 4,2% para 1,8%. Agora, o objetivo é atingir a meta que o próprio país se impôs: erradicar o problema nos próximos cinco anos. (*Gazeta do Povo*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:49:51Z",
            "datePublished": "2010-06-14T12:01:10Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ODM: Paraná atinge 6 das 11 metas do Milênio",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/odm-parana-atinge-6-das-11-metas-do-milenio-17034"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/odm-parana-atinge-6-das-11-metas-do-milenio-17034"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

