---
title: OCB instalou conselho do ramo saúde | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-instalou-conselho-do-ramo-saude-63666
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:39:55Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-instalou-conselho-do-ramo-saude-63666. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1435
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-instalou-conselho-do-ramo-saude-63666. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  OCB instalou conselho do ramo saúde 

O Conselho Especializado do Ramo Saúde da OCB foi instalado na sexta-feira, durante o terceiro dia do Congresso Nacional da Aliança Unimed (Conau), em Ribeirão Preto/SP. A reunião de instalação fez parte do Painel "Educação Cooperativista" que contou com a participação do superintendente da OCB/Sescoop, Flodoaldo Alves de Alencar, do atual representante do ramo, Eudes Aquino e do representante estadual do Ramo Saúde e presidente da Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo (Confesp), Antônio Alberto de Felício. "O Cooperativismo brasileiro está passando por um importante momento da sua história", enfatizou o superintendente da OCB/Sescoop. Ele abriu a reunião ressaltando a importância da estruturação e do fortalecimento dos ramos de atuação do Cooperativismo na forma de conselhos especializados. Segundo o assessor técnico da OCB, Júlio Pohl, a norma orgânica que rege a atuação do Conselho foi bem aceita e aprovada por unanimidade pelos 16 representantes de Unidades Estaduais presentes na reunião.  
  **Participantes** -

Três segmentos de saúde foram definidos para participação no Conselho sendo eles: odontologia, psicologia e enfermagem. Nos próximos dias, os vice-coordenadores definirão os representantes das câmaras temáticas do Conselho e discutirão as ações do mais novo Conselho Especializado de Ramo da OCB. O evento da Unimed contou com a presença de personalidades ilustres como o ministro da Fazenda, Antônio Palocci; o prefeito de Ribeirão Preto, Gilberto Sidnei Maggioni; o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) e o presidente da OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas. Outras atividades ocorreram paralelamente ao Conau. Entre elas, o Encontro de Tecnologia, o 9º Prêmio Unimed para trabalhos sobre Cooperativismo e o Prêmio Jeber Juabre para trabalhos sobre Cooperativismo de trabalho médico.

 **Membros do conselho**



\- São os seguintes os membros eleitos para o Conselho Especializado do Ramo Saúde: coordenador nacional do ramo: Eudes Aquino (SP); vice-coordenador da região Centro-Oeste: Salim Chead (MS); vice-coordenador da Região Sudeste: Antônio Alberto de Felício (SP); vice-coordenador da Região Nordeste: Simone Luna (AL); vice-coordenador da Região Norte: Saleh Abdul (RO).



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:39:55Z",
            "datePublished": "2003-07-28T14:23:16Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "OCB instalou conselho do ramo saúde",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ocb-instalou-conselho-do-ramo-saude-63666"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ocb-instalou-conselho-do-ramo-saude-63666"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

