---
title: OCB I: Melhorias na legislação brasileira serão discutidas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-i-melhorias-na-legislacao-brasileira-serao-discutidas-15719
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:40:18Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-i-melhorias-na-legislacao-brasileira-serao-discutidas-15719. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1277
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-i-melhorias-na-legislacao-brasileira-serao-discutidas-15719. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  OCB I: Melhorias na legislação brasileira serão discutidas 

> Nove entidades que mantem aliança estratégica com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) formaram um grupo de discussão com o objetivo de propor melhorias nos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, além de novas matérias que possam favorecer o setor agropecuário brasileiro. Nesta quarta-feira (10/03), aconteceu a primeira reunião do fórum, na sede da OCB, em Brasília (DF). O tema do encontro foi elencar sugestões para o texto do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 458/2009, do senador Gilberto Goellner, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
> 
> **Trabalho rural** - O PLS altera a Lei nº 5.889, de 8 de junho de 1973, que estabelece normas reguladoras do trabalho rural. O assunto foi escolhido por ser consenso no grupo a necessidade de adequar as normas trabalhistas à realidade do campo, de forma atualizada, já que a lei é da década de 70. Uma série de opiniões foram consolidadas para serem apresentadas ao senador.
> 
> **Integrantes** - As entidades participantes são: Confederação Nacional da Agricultura (CNA), União Brasileira de Avicultura (UBA), União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Associação Brasileira dos Plantadores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira de Florestas Plantadas (Abraf), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). (*Informe OCB*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![IV Fórum de Inteligência e Educação Política reúne multiplicadores em Brasília](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/educacao_politica/911educacao_politica_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/iv-forum-de-inteligencia-e-educacao-politica-reune-multiplicadores-em-brasilia)  27/10/2026 12:03

 

 

 [![Agroindustrialização, preço e condições da safra são temas de webinar no Sistema Ocepar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/fotos_destaque/webinar_destaque_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agroindustrializacao-preco-e-condicoes-da-safra-sao-temas-de-webinar-no-sistema-ocepar)  27/10/2026 11:59

 

 

 [![Mais de 130 profissionais das cooperativas do PR participam do Fórum de Saúde, Segurança e Relações do Trabalho, em Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/forum/1forum_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/mais-de-130-profissionais-das-cooperativas-do-pr-participam-do-forum-de-saude-seguranca-e-relacoes-do-trabalho-em-cascavel)  27/10/2026 11:55

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:40:18Z",
            "datePublished": "2010-03-11T13:14:50Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "OCB I: Melhorias na legislação brasileira serão discutidas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ocb-i-melhorias-na-legislacao-brasileira-serao-discutidas-15719"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ocb-i-melhorias-na-legislacao-brasileira-serao-discutidas-15719"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

