---
title: OCB CONTINUA EM BUSCA DE SOLUÇÃO DO PIS/COFINS | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-continua-em-busca-de-solucao-do-pis-cofins-61179
language: pt-BR
date: 2012-05-11T09:59:57Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-continua-em-busca-de-solucao-do-pis-cofins-61179. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1477
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ocb-continua-em-busca-de-solucao-do-pis-cofins-61179. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  OCB CONTINUA EM BUSCA DE SOLUÇÃO DO PIS/COFINS 

Durante reunião anteontem (4) na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, entre a OCB e parlamentares da Frencoop, para discutir o andamento da questão do PIS/COFINS, o deputado Xico Grazziano relatou o resultado do seu encontro com o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e com o ministro Chefe da Casa Civil, Pedro Parente. Segundo Grazziano, ambos afirmaram que o governo estaria disposto a acatar o relatório da MP 2158-35 do deputado Euler de Morais, que não admite a cobrança do PIS/COFINS de acordo com a Lei Complementar 70 e remete o assunto para Projeto de Lei Complementar 109 C, que tramita na Câmara e que define o Ato Cooperativo.

Dificuldades - Entretanto, as tratativas políticas e os avanços anunciados até agora estão sendo dificultados pela área técnica do governo, especialmente do Ministério da Fazenda, onde técnicos alegam preocupação quanto ao não pagamento de impostos pelas falsas cooperativas e com as operações das cooperativas com não associados. Para que isso não aconteça, a OCB já havia concordado em fazer um ajuste de redação no Projeto de Conversão para que a entidade implante e monitore o plano de autogestão nas cooperativas que terão registro obrigatório para ingressar no sistema. As cooperativas não registradas terão incidência dos impostos cabíveis como empresa.

Ato Cooperativo - Assim sendo, a MP 2158-35 não entrou em pauta no Congresso Nacional como era esperado. O presidente da OCB disse que não vai admitir que o Ato Cooperativo não seja reconhecido e que os treze ramos do cooperativismo recebam tratamentos tributários diferenciados. Além disso, disse que a OCB continuará a fazer articulações políticas e institucionais para garantir o direito da não incidência do PIS/COFINS sobre as cooperativas e que esta definição não poderá passar deste mês, pois a partir daí o Congresso entrará em recesso devido as eleições de 6 de outubro. Márcio Lopes de Freitas frisou que a OCB está atenta a todos os passos da negociação e conclama a todas as lideranças e cooperados para que se envolvam nesta questão contactando os deputados e senadores de seus respectivos Estados em prol desta causa, pois a solução desta questão representa a viabilização e a sobrevivência do Cooperativismo brasileiro.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

 

 

 [![Gazeta do Povo destaca investimentos feitos pelas cooperativas para atrair mão de obra](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/gazeta_do_povo/gazeta_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/gazeta-do-povo-destaca-investimentos-feitos-pelas-cooperativas-para-atrair-mao-de-obra)  13/10/2026 10:53

 

 

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T09:59:57Z",
            "datePublished": "2002-06-06T06:42:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "OCB CONTINUA EM BUSCA DE SOLUÇÃO DO PIS\/COFINS",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ocb-continua-em-busca-de-solucao-do-pis-cofins-61179"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ocb-continua-em-busca-de-solucao-do-pis-cofins-61179"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

