---
title: NOTA FISCAL ELETRÔNICA: Adesão obrigatória dos produtores rurais à NFP-e é adiada com as chuvas no RS | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/nota-fiscal-eletronica-adesao-obrigatoria-dos-produtores-rurais-a-nfp-e-e-adiada-com-as-chuvas-no-rs-152480
language: pt-BR
date: 2024-05-09T07:56:21Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/nota-fiscal-eletronica-adesao-obrigatoria-dos-produtores-rurais-a-nfp-e-e-adiada-com-as-chuvas-no-rs-152480. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1573
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/nota-fiscal-eletronica-adesao-obrigatoria-dos-produtores-rurais-a-nfp-e-e-adiada-com-as-chuvas-no-rs-152480. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  NOTA FISCAL ELETRÔNICA: Adesão obrigatória dos produtores rurais à NFP-e é adiada com as chuvas no RS 

![nfe 09 05 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/05/09/nfe/nfe_09_05_2024.webp)O prazo para que os produtores rurais emitam exclusivamente a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) nas transações que envolvam circulação de mercadorias foi estendido até 2 de janeiro de 2025. O adiamento ocorre em decorrência das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul e que, ao afetarem cerca de 1,4 milhão de pessoas, deixaram o estado em situação de calamidade pública.

**Prazo anterior** - Originalmente, a transição para o novo documento fiscal estava programada para iniciar em 1º de maio, nos casos de operações interestaduais do setor agropecuário e de produtores rurais com faturamento superior a R$ 1 milhão no ano de 2022. Para as demais situações, a implementação estava prevista para começar em 1º de dezembro. Ambos os prazos passaram para 2 de janeiro de 2025.

**Consequência** - Uma das consequências das fortes chuvas no estado gaúcho foi a interrupção da operação de um dos data centers da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS), o que levou à transferência de alguns serviços da pasta para o ambiente tecnológico de nuvem. Além disso, a tragédia comprometeu a capacidade de adesão de produtores ao novo sistema nos prazos inicialmente estabelecidos.

**Mudança** - A mudança foi determinada pelo Ajuste Sinief nº 10/2024, aprovado na terça-feira (07/05) pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com efeitos retroativos a 1º de maio.

**Tempo adicional** - “A medida permite que os produtores rurais tenham tempo adicional para se familiarizarem e se ajustarem. Isso se torna particularmente crucial em momentos como este que o Rio Grande do Sul atravessa, que afeta a capacidade de adaptação”, diz o coordenador de Fiscalização da Receita Estadual do Paraná, Estêvão Ramalho de Oliveira. “A prorrogação oferece um respiro necessário, permitindo que os produtores rurais enfrentem melhor os desafios impostos.”

**Histórico** - A NFP-e é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, destinado a registrar transações que envolvam a circulação de mercadorias para fins fiscais. Ao substituir o documento em papel, a NFP-e (modelo 55) possui as mesmas atribuições e validade jurídica que a Nota Fiscal de Produtor (modelo 4), que será gradualmente substituída pelo ambiente eletrônico.

**Obrigatoriedade** - Desde 1º de janeiro de 2021, os produtores rurais com faturamento anual superior a R$ 200 mil já estavam obrigados a utilizar a NFP-e em operações interestaduais. Aos poucos, a obrigatoriedade se estenderá a todas as operações, tanto internas quanto interestaduais.

**Acesso** - A adesão obrigatória à NFP-e estava inicialmente programada para entrar em vigor em 1º de maio de 2023. Em abril do ano passado, o Confaz estendeu o prazo de adesão por um ano, e agora o postergou para o início de 2025. O sistema emissor da NFP-e está acessível por meio do [portal Receita/PR](https://receita.pr.gov.br/login). (*Agência Estadual de Notícias*)

**FOTO**: *Lauri Alves / Secom-RS*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-05-09T07:56:21Z",
            "datePublished": "2024-05-09T07:56:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "NOTA FISCAL ELETRÔNICA: Adesão obrigatória dos produtores rurais à NFP-e é adiada com as chuvas no RS",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/05\/09\/nfe\/thumbnails\/thumb_nfe_09_05_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "NOTA FISCAL ELETRÔNICA: Adesão obrigatória dos produtores rurais à NFP-e é adiada com as chuvas no RS",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/nota-fiscal-eletronica-adesao-obrigatoria-dos-produtores-rurais-a-nfp-e-e-adiada-com-as-chuvas-no-rs-152480"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/nota-fiscal-eletronica-adesao-obrigatoria-dos-produtores-rurais-a-nfp-e-e-adiada-com-as-chuvas-no-rs-152480"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

