---
title: Nestlé e Parmalat duelam na justiça | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/nestle-e-parmalat-duelam-na-justica-63700
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:40:20Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/nestle-e-parmalat-duelam-na-justica-63700. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1245
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/nestle-e-parmalat-duelam-na-justica-63700. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Nestlé e Parmalat duelam na justiça 

A suíça Nestlé entrou com ação na 27ª Vara Civil de São Paulo contra a Parmalat, argumentando que a rival imitou sua embalagem de creme de leite. A Nestlé alega que a fabricante italiana confunde os consumidores ao usar os mesmos elementos visuais do seu rótulo - as cores azul, branca e vermelha e os morangos misturados ao creme de leite - em duas marcas produzidas pela concorrente. A Nestlé acusa a Parmalat de agir de má fé e prática de concorrência desleal. Nos autos do processo, a Parmalat nega a acusação de plágio. "A marca Parmalat não precisa se fazer passar por Nestlé", diz um dos advogados da multinacional italiana. "Ninguém imita a marca do concorrente quando a sua já goza de sucesso e ainda é líder”.O pedido de liminar para suspender a fabricação e a venda das duas marcas da Parmalat foi negado, mas ainda falta o julgamento definitivo do processo. As vendas de creme de leite movimentam US$ 150 milhões por ano no país. Segundo dados da consultoria AC Nielsen, a Parmalat lidera o mercado com quatro marcas. Nos últimos três anos, porém, sua marca própria perdeu fôlego justamente para o creme de leite Nestlé. De 20,6% de participação em 2002, fechou o ano passado com 15,2%. No mesmo período, a fatia da concorrente suíça dobrou - de 7,3% para 14,4%. A italiana, entretanto, ganhou mercado com as marcas adquiridas Glória e Batavo. (Fonte: Valor)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativismo reforça interlocução com Ministério da Agricultura e Pecuária](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/fotos_destaque/educacao_politica_destaque_28_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativismo-reforca-interlocucao-com-ministerio-da-agricultura-e-pecuaria)  28/10/2026 11:08

 

 

 [![Programa de Desenvolvimento da Liderança em Cooperativas fortalece a gestão estratégica e prepara líderes para os desafios do futuro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/fotos_destaque/formacao_destaque_28_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/programa-de-desenvolvimento-da-lideranca-em-cooperativas-fortalece-a-gestao-estrategica-e-prepara-lideres-para-os-desafios-do-futuro)  28/10/2026 11:03

 

 

 [![Fórum realizado pelo Sistema Ocepar reúne auditores internos de cooperativas paranaenses ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/fotos_destaque/auditores_internos_destaque_28_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-realizado-pelo-sistema-ocepar-reune-auditores-internos-de-cooperativas-paranaenses)  28/10/2026 10:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:40:20Z",
            "datePublished": "2003-07-31T13:47:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Nestlé e Parmalat duelam na justiça",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/nestle-e-parmalat-duelam-na-justica-63700"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/nestle-e-parmalat-duelam-na-justica-63700"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

