---
title: MILHO: Brasil deve participar de consulta aos EUA | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/milho-brasil-deve-participar-de-consulta-aos-eua-20208
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:23:09Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/milho-brasil-deve-participar-de-consulta-aos-eua-20208. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1417
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/milho-brasil-deve-participar-de-consulta-aos-eua-20208. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MILHO: Brasil deve participar de consulta aos EUA 

 O governo brasileiro solicitou seu ingresso na consulta do Canadá sobre os subsídios concedidos pelos Estados Unidos aos seus produtores de milho, afirmaram autoridades do governo canadense em Washington e do Itamaraty nesta sexta-feira. “O Brasil pediu a consulta porque o pleito é semelhante ao do caso do algodão”, disse Flávio Marega, coordenador-geral de contenciosos do Itamaraty, à Reuters por telefone. A queixa canadense teria como referência o contencioso levantado pelo Brasil contra os subsídios pagos aos produtores norte-americanos de algodão. Nesse caso, a decisão da Organização Mundial do Comércio favoreceu os brasileiros. Marega disse também que há interesses comerciais em jogo, já que o Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo, tendo exportado quatro milhões de toneladas o ano passado e com previsão de exportar outros seis milhões em 2007.

**Guatemala** - A Guatemala também teria pedido para acompanhar a fase de consultas, segundo fontes canadenses. Esse período, no qual o Brasil e a Guatemala entrariam como parte interessada dura 60 dias, segundo Rob Krystynak, da embaixada canadense em Washington. Se essa fase não prosperar, a medida seguinte a ser tomada pelo governo canadense é pedir a abertura de um painel no Órgão de Solução de Controvérsias da OMC. Segundo o governo canadense, que apresentou a reclamação contra os EUA em janeiro, os subsídios do país ao milho somam cerca de 9 bilhões de dólares por ano e estariam distorcendo o mercado.

**Limites** - O Canadá alega ainda que os EUA estão ultrapassando os limites da OMC em vários subsídios, não apenas para milho, mas também para outros produtos básicos como trigo, soja e açúcar, o que dá à queixa um caráter mais amplo. Até agora, produtores norte-americanos ignoraram a reclamação, afirmando que ela tem razões políticas e é irrelevante diante dos atuais preços do milho. Os preços futuros do grão, que subiram cerca de 100 por cento no último ano, atingiram novas máximas de dez anos esta semana, com compras especulativas alimentadas pela demanda crescente da indústria de etanol norte-americana. *(Tudo Paraná)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:23:09Z",
            "datePublished": "2007-01-24T11:42:01Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MILHO: Brasil deve participar de consulta aos EUA",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/milho-brasil-deve-participar-de-consulta-aos-eua-20208"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/milho-brasil-deve-participar-de-consulta-aos-eua-20208"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

