---
title: MERCOSUPER I: Cordeiro Castrolanda, uma das atrações da feira | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mercosuper-i-cordeiro-castrolanda-uma-das-atracoes-da-feira-100255
language: pt-BR
date: 2012-05-08T15:33:07Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mercosuper-i-cordeiro-castrolanda-uma-das-atracoes-da-feira-100255. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1598
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mercosuper-i-cordeiro-castrolanda-uma-das-atracoes-da-feira-100255. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MERCOSUPER I: Cordeiro Castrolanda, uma das atrações da feira 

> Quando se ouve o nome Castrolanda, o consumidor automaticamente associa a leite de qualidade. Mas nesses 60 anos de existência, a cooperativa tem se tornado referência também na produção de grãos, suínos, batata e seus derivados e, mais recentemente, em produção de carne de cordeiro. E com o objetivo de incentivar tanto o consumo deste tipo de carne como também mostrar aos consumidores e varejistas a qualidade dos cortes produzidos pela cooperativa, entre os dias 17 e 18 de abril, a Castrolanda participou da 31ª Mercosuper, realizada entre os dias 16 e 18 de abril, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba. Pelo terceiro ano consecutivo, ela ocupa um espaço no estande da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) e do Instituto Emater/PR.
> 
> **Qualidade** - Segundo Tarcísio Bartmeyer, coordenador do setor de ovinos da cooperativa, há sete anos que a Castrolanda deu início ao Projeto Cordeiro, com o objetivo de dar mais uma alternativa de renda aos seus cooperados, já que é uma atividade que não depende de grandes investimentos. Hoje, o plantel da cooperativa é composto por cerca de 5 mil matrizes e a meta é atingir 15 mil nos próximos anos para atender à demanda crescente do mercado. Os produtores investem constantemente em genética especializada para produção de carne, obtendo cordeiros com excelente padrão de carcaça e de cortes especiais. "A genética, aliada a um rigoroso controle sanitário e nutricional, confere ao cordeiro Castrolanda um diferencial no mercado de carnes e segurança alimentar ao consumidor", destaca ele. Com o fomento da produção, a cooperativa disponibiliza insumos que vão desde linhas de crédito específicas para a ovinocultura, como rações, atendimento de técnicos profissionalizados na área e pontos para dar suporte ao produtor.
> 
> **Mercado** - A Castrolanda faz o abate dos cordeiros em parceria com um frigorífico de Castro, que está sendo ampliado para atender à demanda. A carne é comercializada na região dos Campos Gerais e na capital do Estado. Os restaurantes de Curitiba são os principais clientes da cooperativa. O produto tem sido divulgado em eventos técnicos e de culinária, feiras gastronômicas, entre outros. Atualmente, ela comercializa diferentes tipos de cortes, como carré francês, pernil, costela e paleta. As peças são embaladas a vácuo e a entrega é garantida o ano todo com a mesma garantia de qualidade e padrão dos cortes. Para Tarcísio, “participar de eventos que reúnem consumidores e varejistas, como a Mercosuper, são importantes para divulgar um produto que, apesar de ser considerado como nobre, cada ano conquista mais espaço no gosto dos consumidores paranaenses. Estamos muito satisfeitos com os contatos e negócios aqui realizados”, disse.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-08T15:33:07Z",
            "datePublished": "2012-04-19T11:45:12Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MERCOSUPER I: Cordeiro Castrolanda, uma das atrações da feira",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mercosuper-i-cordeiro-castrolanda-uma-das-atracoes-da-feira-100255"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mercosuper-i-cordeiro-castrolanda-uma-das-atracoes-da-feira-100255"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

