---
title: MEIO AMBIENTE: Zonta reclama contra excessos ambientais | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-zonta-reclama-contra-excessos-ambientais-24443
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:05:23Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-zonta-reclama-contra-excessos-ambientais-24443. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1692
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-zonta-reclama-contra-excessos-ambientais-24443. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MEIO AMBIENTE: Zonta reclama contra excessos ambientais 

> O excesso de zelo ambiental foi criticado pelo deputado federal Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), em entrevista ao programa "Palavra Aberta", da TV Câmara, veiculado nesta terça-feira (25/03) pela manhã, e reprisado às 13h e 20h30. Na entrevista, Zonta destacou um tema polêmico que preocupa verdadeiramente o estado de Santa Catarina: a questão ambiental. O parlamentar manifestou-se contra a tentativa de o Ibama e do Ministério do Meio Ambiente de criar mais uma reserva extrativista no estado, agora envolvendo os municípios de Garopaba e Imbituba, e a tentativa de marcar mais duas reservas extrativistas no litoral norte de Santa Catarina.
> 
> **Cobertura vegetal é de 38%** - Segundo Zonta, Santa Catarina tem a melhor distribuição fundiária do país, com 96% dos estabelecimentos agrícolas com menos de 50 hectares. E embora a obrigação de cobertura vegetal nativa (reserva legal) seja de 20%, o estado fez um trabalho exemplar nessa área, passando 17% de área coberta para 38%. O parlamentar observa que todos os ensaios de preservação acontecem a partir de Santa Catarina. "Já temos decretado o Parque Nacional de São Joaquim, que há 40 anos aguarda demarcação e implantação; o Parque das Araucárias, no Município de Ponte Serrada e de Passos Maia; o Parque da Mata Negra, no Município de Abelardo Luz; o Parque da Serra do Tabuleiro, que abrange toda a encosta que dá para o mar. Há também o Gerenciamento Costeiro como medida de precaução. Onde querem delimitar uma reserva extrativista já existe a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca", resume Zonta.
> 
> **O homem em segundo lugar** - Ex-secretário da Agricultura, Zonta sabe das conseqüências de uma decretação como essas. "Em 2001, quando implantamos a produção de camarão em tanques, trazendo água do mar, proibiram o empreendimento com a desculpa de que isso poderia perturbar o sossego da baleia. É um absurdo colocar em primeiro plano os animais e depois o ser humano, o direito à inclusão social", diz. Lembra que também existe a tentativa de demarcar o Campo dos Padres, um corredor ecológico em Santa Catarina, além de o estado ser território de Mata Atlântica até a divisa com a Argentina. "O território só não vai adiante porque a Argentina proíbe, senão teriam decretado também o território argentino como Mata Atlântica", ironiza.
> 
> **Pelo equilíbrio** - "Com todas essas medidas, além dos Termos de Ajustamento de Conduta do Ministério Público de Santa Catarina, os catarinenses, daqui a pouco, não terão mais como produzir, só preservar. Preservar para quem e em memória de quem? Queremos preservar, sim, mas com equilíbrio entre ecologia, meio ambiente e produção. Não entregaremos o modelo ecológico para os ambientalistas desvairados que estão por aí e que não sabem o que é plantar uma árvore, preservar um animal ou a água. Não sabem porque estão muito mais interessados em captar recursos através de ONGs ambientalistas, muitas vezes internacionais, sem aplicá-los onde devem. Eles querem que preservemos para que eles usufruam. Contestamos veementemente a tentativa de demarcar essa reserva extrativista no sul de Santa Catarina", afirmou o deputado. (Imprensa Fecoagro SC)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:05:23Z",
            "datePublished": "2008-03-25T11:25:04Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MEIO AMBIENTE: Zonta reclama contra excessos ambientais",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-zonta-reclama-contra-excessos-ambientais-24443"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-zonta-reclama-contra-excessos-ambientais-24443"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

