---
title: MEIO AMBIENTE: Países querem prêmio por desmatamento | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-paises-querem-premio-por-desmatamento-13802
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:26:24Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-paises-querem-premio-por-desmatamento-13802. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1715
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-paises-querem-premio-por-desmatamento-13802. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MEIO AMBIENTE: Países querem prêmio por desmatamento 

> A extração de madeira e a conversão de florestas nativas em florestas plantadas poderá contar créditos como atividade de "redução de emissões por desmatamento", caso prevaleça um texto negociado em Bancoc sobre atividades florestais e clima -o chamado Redd. O Redd foi provavelmente o tópico de negociação que mais avançou na reunião das Nações Unidas sobre mudança climática que acaba hoje na Tailândia. O texto prevê que os países zerem o desmatamento tropical em 2030, reduzindo a perda de florestas em 50% até 2020.
> 
> **Em aberto** - O documento, porém, deixa em aberto a possibilidade do chamado "manejo florestal sustentável" como atividade de Redd. Ou seja, caso venha a ser aprovada a participação do Redd no mercado de carbono, madeireiros poderão não só se beneficiar do corte de árvores como também vender créditos pela área que eles deixaram de desmatar. O Greenpeace chama o manejo florestal de "madeireiro escondido no Redd".
> 
> Uma versão alternativa, defendida pelo Brasil e pela Coalizão das Nações com Florestas Tropicais (que reúne 40 países), é o "manejo sustentável de florestas", que promove unidades de conservação e atividades de comunidades tradicionais.
> 
> **Florestas nativas** - A delegação brasileira em Bancoc também ficou irritada com a retirada do texto de negociação do Redd de uma frase que garantia a conservação de florestas nativas. Isso, em tese, torna possível ganhar dinheiro fazendo corte raso numa floresta primária na Amazônia ou na África, por exemplo, e plantando eucalipto ou pinus no lugar (já que as florestas plantadas, ao crescerem, retiram carbono da atmosfera).
> 
> **Congo -** A derrubada foi resultado de pressão do Congo, da República Democrática do Congo e de Camarões, que acham que, se não puderem converter parte de suas florestas, vão ter prejuízo.
> 
> O representante da República Democrática do Congo disse que incluir a salvaguarda equivalia a "enxotar todos estes países da sala \[de negociações\]". "A gente não quer a conversão das florestas", disse a principal negociadora de Redd do Brasil, Thelma Krug, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O texto agora segue para Barcelona, onde acontece a última rodada de negociações antes de Copenhague. "Ficou escancarado que lá vai ser pau", disse Krug.
> 
> **Três fases** - Segundo Tasso Azevedo, consultor do Ministério do Meio Ambiente, o mais importante do acordo sobre Redd foi a definição de que ele terá três fases. Na primeira, os países farão projetos-piloto e tratarão de adquirir capacidade de fiscalizar o desmatamento. Na segunda fase, as ações de Redd serão bancadas por fundos voluntários. E só numa terceira fase elas virariam metas nacionais, podendo valer créditos num mercado de carbono. "Um mercado de compensações facilita, porque os investidores já vão apoiar a fase dois, de olho na três", disse Azevedo.
> 
> **Imediatamente** - Kevin Conrad, da Coalizão das Nações com Florestas Tropicais, disse que o Redd poderia começar a funcionar imediatamente. No entanto, para que isso acontecesse, seria necessário que os países ricos injetassem de 15 bilhões a 25 bilhões de euros para complementar as ações de redução de desmatamento nos países pobres entre os anos de 2010 e 2015. (***Folha de São Paulo)***

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:26:24Z",
            "datePublished": "2009-10-09T12:16:42Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MEIO AMBIENTE: Países querem prêmio por desmatamento",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-paises-querem-premio-por-desmatamento-13802"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-paises-querem-premio-por-desmatamento-13802"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

