---
title: MEIO AMBIENTE: Osmar Dias critica inércia do governo nas questões ambientais | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-osmar-dias-critica-inercia-do-governo-nas-questoes-ambientais-32757
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:37:12Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-osmar-dias-critica-inercia-do-governo-nas-questoes-ambientais-32757. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1733
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-osmar-dias-critica-inercia-do-governo-nas-questoes-ambientais-32757. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MEIO AMBIENTE: Osmar Dias critica inércia do governo nas questões ambientais 

O senador Osmar dias ( PDT/PR) criticou a inércia do governo federal em relação às questões ambientais e, especificamente, a falta de interesse em aprovar o projeto de lei sobre a biodiversidade, aprovado pelo Senado e que está engavetado na Câmara dos Deputados. O senador também questionou a iniciativa do governo de elaborar um novo projeto de lei para regulamentar a proteção à biodiversidade brasileira- quando já existe um projeto substitutivo de autoria dele aprovado no Senado. “Como relator do projeto da então senadora Marina Silva, fiz muitas modificações no texto original. Andei o país todo realizando audiências públicas, colhi informações, propostas e sugestões e fiz as alterações. A lei tem mais de cem artigos e foi aprovada no Senado. Oferece direitos para os países que forneçam partes de plantas ou animais para a pesquisa científica que resultem em produtos comerciais. O Brasil não tem uma lei que proteja adequadamente a biodiversidade. E a lei não existe porque o governo anterior preferiu editar uma medida provisória e o atual governo não fez nada para aprovar a lei na Câmara dos Deputados”, disse.

**Projeto pronto** - Segundo o senador, a ministra Marina Silva, ao discursar na Convenção sobre Diversidade Biológica- COP8- que está sendo realizada em Curitiba, anunciou a elaboração de um novo projeto para regulamentar o acesso à biodiversidade. “Essa atitude do governo federal só pode ser qualificada como mesquinharia política. Não seria mais fácil partir do projeto que já foi aprovado pelo Senado e aguarda votação na Câmara, fazer as correções necessárias e ter uma lei vigorando, do que iniciar todo o processo novamente, somente para que o governo federal possa posar como autor da iniciativa?, questionou. Osmar Dias afirmou que o projeto que está sendo elaborado pelo governo é praticamente uma cópia do projeto aprovado no Senado.“ Em vez do governo continuar com esta verdadeira pirataria em relação aos projetos aprovados pelas Casas legislativas, e permitindo que a pirataria genética continue também prosperando, a ministra Marina Silva poderia tomar o nosso projeto- o projeto que ela elaborou e eu alterei- e exigir do governo federal a aprovação imediata. Se isso acontecer, o Brasil será um dos primeiros países a ter uma lei protegendo a sua biodiversidade. Será muito bom para o Brasil e para os brasileiros”, afirmou.

**Inércia e biopirataria** - Para Osmar Dias, graças à inércia do governo, a biopirataria cresce em todo o país. “Temos exemplos de produtos fármacos que são retirados da nossa floresta e se transformam em medicamentos, cosméticos e perfumes comercializados no mundo inteiro. E o Brasil, que cede a matéria-prima para a fabricação desses produtos, acaba pagando a conta porque os detentores da tecnologia cobram o preço que querem sobre o resultado da pesquisa com os materiais colhidos no nosso país. Há, portanto, uma responsabilidade coletiva pelo fato desse projeto não ter sido aprovado”. O que faz com que se arraste este problema, afirma Osmar Dias, é a mesquinharia do governo, “de não querer dar a autoria a um senador ou a uma senadora e querer aparecer como dono do projeto de lei”.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:37:12Z",
            "datePublished": "2006-03-23T11:46:56Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MEIO AMBIENTE: Osmar Dias critica inércia do governo nas questões ambientais",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-osmar-dias-critica-inercia-do-governo-nas-questoes-ambientais-32757"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-osmar-dias-critica-inercia-do-governo-nas-questoes-ambientais-32757"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

