---
title: MEIO AMBIENTE III: Brasil muda proposta e pode adotar nível de 1994 como meta | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-iii-brasil-muda-proposta-e-pode-adotar-nivel-de-1994-como-meta-14075
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:28:21Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-iii-brasil-muda-proposta-e-pode-adotar-nivel-de-1994-como-meta-14075. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1555
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/meio-ambiente-iii-brasil-muda-proposta-e-pode-adotar-nivel-de-1994-como-meta-14075. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MEIO AMBIENTE III: Brasil muda proposta e pode adotar nível de 1994 como meta 

> O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc irá apresentar na próxima terça-feira (03/11) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de redução de emissões brasileiras para ser levada à Conferência do Clima de Copenhague, em dezembro. Se aprovada conforme a arquitetura feita no MMA, o Brasil pode ser o primeiro país em desenvolvimento a ter uma proposta de realmente cortar emissões em 2020 e não apenas reduzir sua curva de crescimento das emissões.
> 
> **Crescimento** - O novo cálculo prevê que o país cresça em um ritmo de 5% ao ano, conforme estimativa pedida pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Em 2020 a emissão de gases-estufa do Brasil, na previsão do MMA, estaria em 2,7 bilhões de toneladas de CO2, mas ela ficaria em 1,7 bilhão, com a meta sugerida. Este volume é próximo às emissões de 1994, de 1,5 bilhão de toneladas. Segundo Minc, esta meta é mais avançada que a que vinha sendo discutida porque a anterior estabelecia para 2020 o mesmo nível de emissões que em 2005 - quando foram emitidas 2,2 bilhões de toneladas.
> 
> **Plano** - Para alcançar esta meta, o plano é reduzir em 20% as emissões produzidas pelo desmatamento da Amazônia, outros 10% com a redução no Cerrado, 3% nos centros urbanos (e neste caso as metas de corte prometidas pelo Estado de São Paulo são fundamentais) e outros 7% com práticas agrícolas sugeridas pela Embrapa, segundo explicações dadas pelo ministro, ontem, em Brasília. A recomendação é combinar lavoura e pecuária numa mesma área de 11 milhões de hectares, recuperar 10% das áreas degradadas e adotar plantio direto na palha para evitar o uso de defensivos agrícolas.
> 
> **Setores** - O setor agrícola é o segundo mais poluente, depois do desmatamento. A queima de bagaço de cana e o não tratamento das fezes animais estão entre os principais fatores. Estima-se que corresponda a 25% das emissões. O setor de energia responde por 20% e a indústria por apenas 1,7%. "São metas ousadas. Enquanto a Índia está dizendo que vai triplicar suas emissões e a China provavelmente irá dobrar as suas, o Brasil oferece reduzir 40% de suas emissões até 2020. O Brasil pode servir de ponte entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento na Conferência", disse Minc. O ministro mostrou dúvidas quanto ao sucesso da Conferência de Copenhague. "A ameaça de fracasso é real principalmente porque os países ricos não dizem quais são as suas metas de cortes de emissões", prosseguiu. (*Valor Econômico, com agências noticiosas)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:28:21Z",
            "datePublished": "2009-10-28T12:45:20Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MEIO AMBIENTE III: Brasil muda proposta e pode adotar nível de 1994 como meta",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-iii-brasil-muda-proposta-e-pode-adotar-nivel-de-1994-como-meta-14075"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/meio-ambiente-iii-brasil-muda-proposta-e-pode-adotar-nivel-de-1994-como-meta-14075"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

