---
title: Mapa reuniu cadeia produtiva para discutir comercialização do trigo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mapa-reuniu-cadeia-produtiva-para-discutir-comercializacao-do-trigo-32381
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:32:58Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mapa-reuniu-cadeia-produtiva-para-discutir-comercializacao-do-trigo-32381. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1430
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mapa-reuniu-cadeia-produtiva-para-discutir-comercializacao-do-trigo-32381. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Mapa reuniu cadeia produtiva para discutir comercialização do trigo 

O Ministério da Agricultura reuniu, ontem, em Brasília, representantes dos produtores e da indústria de trigo para discutir medidas adicionais de apoio à comercialização da safra. A reunião foi aberta pelo secretário de Política Agrícola (SPA) do Mapa, Ivan Wedekin, e coordenada por José Maria dos Anjos, diretor da SPA, e teve a participação de 20 representantes da cadeia produtiva, Conab e parlamentares. A Ocepar foi representada, na reunião, pelo analista técnico e econômico, Robson Mafioletti. A Farsul, a Fecoagro (RS), os sindicatos das indústrias, a Abitrigo e os deputados Moacir Micheletto e Luiz Carlos Heinze, também enviaram representantes. Os estoques públicos de trigo (na Conab) atualmente estão em 1,09 milhão de toneladas e os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, principalmente, precisam de medidas adicionais de apoio para comercialização de mais 700 mil toneladas entre Prop, PEP e AGF.

**Apoio do Mapa –** O Ministério da Agricultura confirmou a intenção de apoio para comercialização de aproximadamente 430 mil toneladas – sendo, 200 mil toneladas para Prop, 200 mil toneladas para PEP e 30 mil toneladas para AGF, 50% para PR e 50% para RS. No entanto, esse apoio está condicionado à aprovação do Orçamento Geral da União ou, excepcionalmente, à assinatura de um Decreto do Poder Executivo negociado com o Ministério do Planejamento.

 | **Apoio para comercialização da safra já concretizado** |
|---|
| Instrumentos | Valor mil toneladas | Valor em milhões R$ |
| AGF | 482,00 | 200,00 |
| PEP | 1.192,00 | 230,00 |
| PROP | 153,00 | 15,50 |
| **TOTAL** | **1.827,00** | **445,50** |

 Fonte: Mapa e Conab. Obs: AGF – Aquisição do Governo Federal, PEP – Prêmio para Escoamento de Produto e Propo – Contrato de opção de venda lançado pelo setor privado.



**Cronograma de venda dos estoques -** Também foi discutido que, a partir de abril próximo, será iniciada a venda dos estoques do Governo, com cronograma definido em acordo com a necessidade da cadeia produtiva, para evitar a depreciação dos preços e a redução da liquidez do mercado. Do total de estoques no Brasil de 1,09 milhão de toneladas, 558 mil estão no Paraná.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:32:58Z",
            "datePublished": "2006-02-08T12:09:20Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Mapa reuniu cadeia produtiva para discutir comercialização do trigo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mapa-reuniu-cadeia-produtiva-para-discutir-comercializacao-do-trigo-32381"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mapa-reuniu-cadeia-produtiva-para-discutir-comercializacao-do-trigo-32381"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

