---
title: Mapa cria sistema brasileiro de classificação de carcaças de bovinos | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mapa-cria-sistema-brasileiro-de-classificacao-de-carcacas-de-bovinos-65556
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:08:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mapa-cria-sistema-brasileiro-de-classificacao-de-carcacas-de-bovinos-65556. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1206
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mapa-cria-sistema-brasileiro-de-classificacao-de-carcacas-de-bovinos-65556. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Mapa cria sistema brasileiro de classificação de carcaças de bovinos 

 O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou instrução normativa criando o Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos, que vai incluir todos os animais abatidos nos estabelecimentos sob o controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O documento foi assinado nesta segunda-feira (03/05) durante a abertura oficial da 70º ExpoZebu, em Uberaba (MG). Com esse mecanismo, a cadeia produtiva da carne bovina passará a oferecer aos consumidores indicativos de qualidade, como sexo e maturidade do animal, peso e acabamento da carcaça. Até 31 de dezembro deste ano, a adesão dos frigoríficos ao Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças será voluntária. A partir de 2005, esses estabelecimentos serão obrigados a adotar esse mecanismo. "Na primeira fase, a adesão ao sistema será espontânea porque propiciará ao Mapa tempo hábil para evitar improvisações e permitir os ajustes que eventualmente tiverem de ser efetuados em função da experiência vivenciada e dos elementos recolhidos nessa etapa", explicou Rodrigues. Segundo o ministro, a implementação do sistema de classificação de carcaças não compulsório desde o seu início não compromete o sucesso da iniciativa.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:08:00Z",
            "datePublished": "2004-05-04T14:41:05Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Mapa cria sistema brasileiro de classificação de carcaças de bovinos",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mapa-cria-sistema-brasileiro-de-classificacao-de-carcacas-de-bovinos-65556"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mapa-cria-sistema-brasileiro-de-classificacao-de-carcacas-de-bovinos-65556"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

