---
title: MANDIOCA: Lula veta adição obrigatória na farinha de trigo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mandioca-lula-veta-adicao-obrigatoria-na-farinha-de-trigo-26766
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:30:33Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mandioca-lula-veta-adicao-obrigatoria-na-farinha-de-trigo-26766. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1137
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/mandioca-lula-veta-adicao-obrigatoria-na-farinha-de-trigo-26766. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  MANDIOCA: Lula veta adição obrigatória na farinha de trigo 

> O presidente Luís Inácio Lula da Silva encaminhou mensagem ao presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, para formalizar a decisão de veto integral ao Projeto de Lei (PL) no 22, de 2007 - nº 4.679/01 na Câmara Deputados. O PL trata da adição de farinha de mandioca refinada, de farinha de raspa de mandioca ou de fécula de mandioca à farinha de trigo e seus derivados. Na mensagem, o presidente Lula menciona parecer também desfavorável ao PL nº 22/2007, dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Justiça e da Fazenda. Na justificativa do veto estão as dificuldades de determinação da composição da farinha, a necessidade de preparação de lotes específicos pela indústria e da baixa participação do governo nas compras do produto, que era um dos objetivos da proposta. "Há severa dificuldade para dimensionar o potencial de demanda, fruto da aplicação deste projeto, em virtude da dispersão de agentes públicos envolvidos no processo", diz um trecho da justificativa. (Com informações de Imprensa OCB)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pesquisa eleitoral é o tema do OceparCast da semana, com Roosevelt Arraes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pesquisa-eleitoral-e-o-tema-do-oceparcast-da-semana-com-roosevelt-arraes)  15/10/2026 13:06

 

 

 [![Encontro de Agentes de Autogestão inicia em Maringá, com 100 participantes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/agentes/1agentes_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/encontro-de-agentes-de-autogestao-inicia-em-maringa-com-100-participantes)  15/10/2026 13:02

 

 

 [![Cativa inicia jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/fotos_destaque/cativa_destaque_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/cativa-inicia-jornada-do-programa-de-compliance-do-cooperativismo-paranaense)  15/10/2026 12:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:30:33Z",
            "datePublished": "2008-10-13T13:27:48Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "MANDIOCA: Lula veta adição obrigatória na farinha de trigo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mandioca-lula-veta-adicao-obrigatoria-na-farinha-de-trigo-26766"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/mandioca-lula-veta-adicao-obrigatoria-na-farinha-de-trigo-26766"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

