---
title: Lula pode flexibilizar política econômica | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/lula-pode-flexibilizar-politica-economica-31921
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:27:59Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/lula-pode-flexibilizar-politica-economica-31921. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1809
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/lula-pode-flexibilizar-politica-economica-31921. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Lula pode flexibilizar política econômica 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer "flexibilizar" a política econômica com o ministro Antonio Palocci (Fazenda) no comando. "O PIB quebrou o encanto", disse ontem à Folha um membro da cúpula do governo, em referência à queda do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre. Nos bastidores, Palocci tem dado sinais de que aceita alguma inflexão desde que não pareça uma derrota sua e do Banco Central. Publicamente, porém, o ministro tem dito que está no cargo para executar a política econômica nos moldes atuais. Em manifestações públicas na última semana, Lula, ministros e presidentes de estatais fizeram críticas à política econômica. O presidente falou em "ajustes" e "reparos". Ontem, a Folha indagou a um dos mais importante membros da cúpula do governo qual era a posição real do presidente diante de tantas versões e pressões. Resposta: flexibilizar com Palocci.

Retomar o crescimento - Na palavras de quem conversou com Lula, ele deseja "mudar o mínimo possível, mas o suficiente para retomar o crescimento" da economia em 2006, ano em que pretende disputar a reeleição. Lula tem dito que está convencido de que o BC errou na política monetária, elevando os juros em excesso. Tem afirmado reservadamente que "apostou 100% contra tudo e contra todos" para bancar Palocci e que "o resultado não será o combinado". Lula esperava uma alta do PIB de pelo menos 4% neste ano --chegou a falar em 5% em agosto, mas as previsões mais realistas agora apontam para uma taxa em torno de 2,5%. Como antecipou a Folha, Lula pretende realizar ainda neste ano uma reunião reservada com Palocci, o presidente do BC, Henrique Meirelles, e membros da cúpula do governo para debater mudanças na política econômica. Ministros como Dilma Rousseff (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento) deverão participar. O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), também pode ser convidado.

Queda na taxa básica de seguros - A intenção de Lula é cobrar uma queda maior e mais rápida da taxa básica de juros, a Selic, hoje em 18,5% ao ano. Mesmo quando fala desse desejo, o próprio presidente admite a ministros e auxiliares que não é simples e que não sabe qual caminho exatamente seguir. Entende que não basta simplesmente reduzir os juros para voltar a crescer e que, a menos de um ano das eleições do ano que vem, qualquer movimento mais brusco poderá redundar em fracasso. Mais: o Banco Central sempre reage com conservadorismo e cautela quando se sente pressionado politicamente. Em outros momentos ao longo dos quase três anos em que está na Presidência, Lula tentou mudar a política econômica. Teve conversa nesse sentido com Palocci no final do ano de 2003, por exemplo. Desistiu, sob a promessa de que os resultados seriam apresentados. Por que seria diferente agora?

Sem saída - Na avaliação de Lula, mantida a atual política econômica, ele poderá ser levado a "um beco sem saída". Ele aguardava um melhor resultado e teme ser vítima do chamado "vôo de galinha" --a economia cresce muito em um ano (4,9% em 2004), cresce pouco no seguinte (expectativa de 2005) e assim por diante. Daí ter falado em "ajustes" e "reparos". Um auxiliar direto de Lula avalia que o ministro da Fazenda tem demonstrado disposição em discutir uma flexibilização, pois teria se abatido muito com a repercussão da queda do PIB. Ou seja, de público Palocci sustenta que não haverá mudança, mas, nos bastidores, ele próprio avalia que precisa fazer uma leve correção. O ministro da Fazenda prega que qualquer medida precisa ser estudada com cuidado para não minar a credibilidade conquistada no mercado. (UOL Economia).



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:27:59Z",
            "datePublished": "2005-12-09T11:31:08Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Lula pode flexibilizar política econômica",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/lula-pode-flexibilizar-politica-economica-31921"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/lula-pode-flexibilizar-politica-economica-31921"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

