---
title: LEITE: Governo atende pedido das cooperativas e reduz ICMS | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/leite-governo-atende-pedido-das-cooperativas-e-reduz-icms-25631
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:18:12Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/leite-governo-atende-pedido-das-cooperativas-e-reduz-icms-25631. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1504
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/leite-governo-atende-pedido-das-cooperativas-e-reduz-icms-25631. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  LEITE: Governo atende pedido das cooperativas e reduz ICMS 

> Com o objetivo de estabelecer a igualdade tarifária com o leite produzido em São Paulo, que é o maior Estado consumidor, o Governo do Estado anunciou na quarta-feira (02/07), que irá reduzir o ICMS do leite no Paraná. Segundo o governador Roberto Requião disse que a finalidade é não perder competitividade com o produto industrializado em São Paulo. O governador Roberto Requião afirmou ainda que pretende detalhar o decreto na Escola de Governo da próxima terça-feira (08). A medida tributária visa apoiar o setor leiteiro paranaense, que hoje se tornou o segundo maior produtor com uma oferta de 2,8 bilhões de litros por ano, oriundos de 118 mil produtores em todo o Estado e atende um pleito feito pela Ocepar e pelo Sindileite.
> 
> **De quanto será a redução** - Conforme o decreto, o ICMS do leite longa vida será reduzido de 7,5% para 3,5% nas operações internas e dar um crédito presumido de 4% na entrada da matéria prima na indústria. Isso equivale a zerar o imposto, em relação às indústrias paulistas que não precisam recolher o imposto. Desde que o governo paulista contemplou com benefícios fiscais o leite industrializado naquele Estado, as indústrias paranaenses estão enfrentando grandes dificuldades para colocar a produção em São Paulo.
> 
> **Como é hoje** - Para enviar o leite para aquele Estado, as empresas paranaenses recolhem um alíquota de 12% de ICMS, gerando crédito no mesmo percentual para a rede varejista que compra a produção. Ocorre que em São Paulo o governo exige o recolhimento de 18% na etapa final de venda do leite comprado fora do Estado, o que dá um diferencial de 6%, que as redes varejistas querem como desconto por parte da indústria paranaense para compensar o recolhimento do imposto.
> 
> **Conseqüências** - Diante dessa situação, o varejo paulista prefere comprar o leite paulista ou então comprar o produto comprado no Paraná, mas industrializado em São Paulo para o produto ter acesso aos benefícios fiscais. Essas operações prejudicam a cadeia produtiva do leite no Paraná, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini. Essa situação traz conseqüências graves para a produção paranaense. Segundo levantamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a venda de leite do Paraná para São Paulo já caiu 30% desde o início do ano. Somente nos três primeiros meses desse ano, os produtores paranaenses já tiveram prejuízos de R$ 67 milhões. (Com informações AEN)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:18:12Z",
            "datePublished": "2008-07-03T12:20:33Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "LEITE: Governo atende pedido das cooperativas e reduz ICMS",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/leite-governo-atende-pedido-das-cooperativas-e-reduz-icms-25631"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/leite-governo-atende-pedido-das-cooperativas-e-reduz-icms-25631"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

