---
title: LEGISLATIVO: Osmar Dias quer que governo libere recursos a todos os municípios | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-osmar-dias-quer-que-governo-libere-recursos-a-todos-os-municipios-21790
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:37:43Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-osmar-dias-quer-que-governo-libere-recursos-a-todos-os-municipios-21790. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1396
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-osmar-dias-quer-que-governo-libere-recursos-a-todos-os-municipios-21790. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  LEGISLATIVO: Osmar Dias quer que governo libere recursos a todos os municípios 

O senador Osmar Dias (PDT-PR) pede a liberação imediata de R$ 63 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano para Curitiba e defende que o governo do Estado dispense o mesmo tratamento aos demais municípios paranaenses que têm recursos retidos pelo governo. “Quem está no poder não tem o direito de escolher a quem irá atender com os recursos do Estado. Governar para a maioria, sem distinção, é tarefa de quem foi eleito. Por isso defendo que o governo libere os recursos, não só para Curitiba, mas também para todas as outras cidades que dependem de repasses”, afirmou o senador durante reunião da oposição em favor do pleito da Capital, realizada na manhã desta segunda-feira, no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná.

**Multa** - Como relator da MP 368/2007, no Senado Federal, Osmar Dias irá incluir, nesta semana, emenda à Medida Provisória pelo fim da multa aplicada ao Paraná pelo não pagamento títulos públicos assumidos pelo Estado no processo de saneamento do Banestado. “A oposição está ao lado da população paranaense ao pleitear o fim da multa. Trabalhamos para que seja feita justiça ao Paraná, mas da mesma forma defendemos que o governo do Estado seja justo com todos os municípios paranaenses”, completou o senador.

**Apoio** - Como presidente do PDT do Paraná, Osmar Dias destacou a presença e o apoio maciço, dispensado pelos integrantes do partido, ao pleito de Curitiba e das demais cidades paranaenses. No evento desta segunda-feira, na Assembléia Legislativa estiveram presentes os cinco vereadores da bancada pedetista na Câmara Municipal de Curitiba, Jorge Bernardi, Roberto Hinça, Elias Vidal, Tito Zeglin e Jairo Marcelino além dos três deputados estaduais, Luiz Carlos Martins, Edgar Bueno e Augustinho Zucchi. “A bancada do PDT se faz presente na defesa dos interesses do nosso Estado”, finalizou Osmar Dias. *(Assessoria parlamentar)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

 

 

 [![Gazeta do Povo destaca investimentos feitos pelas cooperativas para atrair mão de obra](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/gazeta_do_povo/gazeta_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/gazeta-do-povo-destaca-investimentos-feitos-pelas-cooperativas-para-atrair-mao-de-obra)  13/10/2026 10:53

 

 

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:37:43Z",
            "datePublished": "2007-07-03T12:11:52Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "LEGISLATIVO: Osmar Dias quer que governo libere recursos a todos os municípios",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/legislativo-osmar-dias-quer-que-governo-libere-recursos-a-todos-os-municipios-21790"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/legislativo-osmar-dias-quer-que-governo-libere-recursos-a-todos-os-municipios-21790"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

