---
title: LEGISLATIVO: OCB se reúne com parlamentares da Frencoop | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-ocb-se-reune-com-parlamentares-da-frencoop-12781
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:18:46Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-ocb-se-reune-com-parlamentares-da-frencoop-12781. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1274
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-ocb-se-reune-com-parlamentares-da-frencoop-12781. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  LEGISLATIVO: OCB se reúne com parlamentares da Frencoop 

> Com o objetivo de discutir temas de interesse do setor cooperativista, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e os integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) se reúnem na próxima quarta-feira (05/08), às 8h, na Câmara dos Deputados. Os presidentes da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e da Frencoop, deputado federal Odacir Zonta, vão coordenar os debates.
> 
> **Pauta** - A Frencoop atua no Congresso Nacional com a participação de 208 deputados e 23 senadores. Na pauta da reunião estão proposições que tratam dos seguintes temas: regulamentação das cooperativas de trabalho; reformulação da Lei 5764/71, que dispõe sobre as sociedades cooperativas; equiparação da jornada de trabalho dos empregados de cooperativas de crédito à dos bancários; e o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo.
> 
> **Eventos** - Além desses temas, os integrantes da Frencoop serão informados sobre alguns eventos programados para o próximo mês de agosto. São eles: Dia de Campo Parlamentar, II Seminário da Frencoop e Prêmio Cooperativa do Ano, edição 2009, uma iniciativa da OCB, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da revista Globo Rural, da editora Globo.
> 
> A reunião será realizada no anexo III, subsolo da Câmara dos Deputados. A mudança, uma vez que encontros semelhantes foram realizados anteriormente na sede da OCB, visa facilitar a participação dos congressistas nas discussão de temas relevantes para as cooperativas brasileiras. Na OCB, há o registro de 7.682 cooperativas com cerca de 7,8 milhões de associados em todo o País. *(Informe OCB*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:18:46Z",
            "datePublished": "2009-07-30T11:50:08Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "LEGISLATIVO: OCB se reúne com parlamentares da Frencoop",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/legislativo-ocb-se-reune-com-parlamentares-da-frencoop-12781"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/legislativo-ocb-se-reune-com-parlamentares-da-frencoop-12781"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

