---
title: LEGISLATIVO II: CMA pode votar Marco dos Bioinsumos nesta quarta | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-ii-cma-pode-votar-marco-dos-bioinsumos-nesta-quarta-144424
language: pt-BR
date: 2022-12-14T07:36:38Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-ii-cma-pode-votar-marco-dos-bioinsumos-nesta-quarta-144424. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1710
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/legislativo-ii-cma-pode-votar-marco-dos-bioinsumos-nesta-quarta-144424. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![legislativo II 14 12 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2022/noticias/12/14/legislativo_ii/legislativo_II_14_12_2022.jpg)O marco regulatório dos bionsumos — [Projeto de Lei 3.668/2021](http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/150351#tramitacao_10366072) — pode ser votado nesta quarta-feira (14/12) na Comissão de Meio Ambiente (CMA), que tem reunião prevista para às 8h30.

**Projeto** - Do senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da CMA, o projeto trata da produção, registro, comercialização, uso e destinação final dos bioinsumos para agricultura. Define "bioinsumos" como "substâncias e produtos empregados como estimuladores, inibidores de crescimento, semioquímicos, bioquímicos, agentes biológicos e microbiológicos de controle, fertilizantes orgânicos, bioestabilizantes, biofertilizantes ou inoculantes". O texto contrapõe-se ao [PL 1.459/2022](https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/153396), também em tramitação na Casa, que revoga a atual Lei dos Agrotóxicos.

**Substitutivo** - O relator do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), apresentou na última segunda-feira (12/12) nova versão de seu parecer, favorável ao projeto, na forma de um substitutivo que leva em conta contribuições surgidas ao longo do debate sobre a proposta. Veneziano explica que propôs um "conjunto amplo de ajustes":

**Íntegra** - "Estamos preservando na íntegra a ideia do nobre senador Jaques Wagner e promovendo adequações fundamentais para padronização de conceitos e normas, para o estabelecimento de procedimentos para registro em função das características e riscos associados aos empreendimentos e produtos, para promoção de segurança jurídica e para fomento ao investimento e desenvolvimento dos bioinsumos no Brasil", explica Veneziano em seu relatório. Ao mesmo tempo, segundo ele, o substitutivo visa "colocar o país na posição de vanguarda internacional para combater a pobreza, proteger o meio ambiente e mitigar os efeitos das mudanças climáticas", escreveu Veneziano.

**Caráter terminativo** - A votação será em caráter terminativo, ou seja, em caso de aprovação o projeto segue para a Câmara dos Deputados sem necessidade de passar pelo Plenário do Senado, salvo recurso.

**Desmatamento** - Um projeto que torna crime realizar corte raso de árvores de Floresta Amazônica sem autorização é o primeiro item da pauta da CMA desta quarta-feira.

**Determinação** - O texto original do Projeto de Lei (PL) [5.315/2019](https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139066#tramitacao_10364030), do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), determina prévia permissão do Congresso Nacional para corte e supressão de vegetação de "Floresta Amazônica primária e secundária em estado avançado de regeneração". Mas o projeto foi aprovado com uma alteração: a autorização não será do Congresso, mas do órgão federal responsável pela proteção do meio ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

**Favorável** - O relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN), é favorável ao projeto, porém com uma emenda para sanar possível inconstitucionalidade da proposta, por atribuir, segundo ele, ao Poder Legislativo "atividade típica do Poder Executivo".

**Anuência** - Jean Paul Prates propõe que a anuência para o desmatamento parta do "órgão federal de meio ambiente" e não do Congresso Nacional. "Dessa forma, julgamos que é possível conceder proteção adicional à Floresta Amazônica, sem incidir em inconstitucionalidades e sobrecarregar a agenda legislativa do país", explica.

**Tramitação** - Caso o projeto seja votado nesta quarta-feira, segue para votação em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

**Redução de emissões** - Consta ainda da pauta requerimento do senador Zequinha Marinho (PL-PA) para incluir convidado em audiência pública para discutir o [PL 412/2022](https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/151967), que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões. O nome proposto por Zequinha é o de André Nassar, presidente-executivo da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). (*Agência Senado*)

**FOTO**: *Geraldo Magela / Agência Senado*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-12-14T07:36:38Z",
            "datePublished": "2022-12-14T07:36:38Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "LEGISLATIVO II: CMA pode votar Marco dos Bioinsumos nesta quarta",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/legislativo-ii-cma-pode-votar-marco-dos-bioinsumos-nesta-quarta-144424"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/legislativo-ii-cma-pode-votar-marco-dos-bioinsumos-nesta-quarta-144424"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

