---
title: LAR II: Um cronograma de muitas inaugurações em 2010 | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/lar-ii-um-cronograma-de-muitas-inauguracoes-em-2010-16920
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:48:57Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/lar-ii-um-cronograma-de-muitas-inauguracoes-em-2010-16920. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1793
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/lar-ii-um-cronograma-de-muitas-inauguracoes-em-2010-16920. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  LAR II: Um cronograma de muitas inaugurações em 2010 

> O Conselho de Administração da Cooperativa Lar, em reunião no dia 25 maio, entre outros assuntos, definiu o cronograma de inauguração das obras que serão concluídas nos meses de outubro, novembro e dezembro. "Precisamos mostrar à família associada esses investimentos, igualmente à comunidade, à região, às autoridades, aos órgãos que apoiaram a realização dos projetos, seja na licença ambiental autorizando a construção, e também os agentes bancários que deram o referido apoio financeiro", relatou o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, durante entrevista no programa de rádio Lar, veiculado no dia 27 de maio. "São nove novos investimentos diretos da Cooperativa Lar, além dos aportes de recursos em aviários, terminações de suínos, ampliação da frota de veículos que darão suporte ao transporte de rações, leitões, pintainhos e frangos, pois a produção será ampliada, bem como o investimento em mão de obra e veículos para a assistência técnica à produção fomentada", enfatizou.
> 
> **Avicultura** - De acordo com o dirigente, o ano de 2010 é especial para a cooperativa, pois serão concluídos projetos que foram previstos e planejados desde 1993. Um exemplo é a Unidade Industrial de Aves, que foi inaugurada em julho de 1999, mas começou a ser implantada em 1996, porém desde o princípio estava prevista a duplicação que será concluída neste ano. Na avicultura, onde ao final da ampliação, serão industrializados 286 mil frangos ao dia, além dos investimentos diretos na indústria, foram necessários investimentos na fábrica de rações, na Unidade Produtora de Pintainhos, aumento da frota de caminhões e 350 novos aviários, um investimento que será feito pelos associados.
> 
> **Suinocultura** - Na suinocultura, com investimentos na produção de leitões em Serranópolis do Iguaçu que estará com 5.000 matrizes, produzindo 12.000 leitões ao mês, para iniciar o processo será inaugurada a Unidade de Produção de Sêmen em Matelândia. Também demandou investimentos na fábrica de rações para atender este setor, e ampliou em 110 o número de granjas, gerando um aumento superior a 100% no processo industrial na Frimesa, aumentando de 700 para 1.500 o número de suínos entregues pelos associados Lar. A expectativa é que as unidades iniciem a produção "A conclusão dessas obras será um belo incremento na economia regional, um significativo aumento na geração de empregos e renda e não tenho dúvidas que a região vai ter um impulso muito grande, com mais circulação de renda, empregos, e impostos arrecadados, decorrentes de uma atividade produtiva maior e com maior agregação de valor", finaliza o presidente.
> 
> **Agenda** - Mês de **junho**, inauguração da Unidade Lar no Paraguai, no município de San Alberto, Paraguai. A capacidade de armazenagem é 33 mil toneladas. É a oitava unidade da Lar no país. Mês de **outubro**, Unidade de Recria de Novilhas, em São Miguel do Iguaçu (PR); Unidade Produtora de Pintainhos em Santa Helena (PR). A obra irá ampliar em 140 mil pintainhos/dia, totalizando 280 mil pintainhos/dia. Em **novembro,** Lojas Lar, em Medianeira (PR); Unidade Industrial de Rações, em Santa Helena, ampliação em 1.050 ton/dia, totalizando 1.680 ton/dia; Unidade de Produção de Leitões, em Serranópolis do Iguaçu; Inauguração da Unidade Produtora de Sêmen, em Matelândia; Unidade Industrial de Aves (duplicação), em Matelândia. E no mês de **dezembro,** inauguração da Unidade Industrial de Mandioca, em Missal. Ampliação e Inauguração do processo industrial de Amido de Milho. *(Assessoria Lar)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![OceparCast da semana é com a gerente-geral do Sistema OCB, Clara Maffia](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/oceparcast_inteligencia_politica_foto.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/oceparcast-da-semana-e-com-a-gerente-geral-do-sistema-ocb-clara-maffia)  08/10/2026 11:10

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:48:57Z",
            "datePublished": "2010-06-04T12:05:55Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "LAR II: Um cronograma de muitas inaugurações em 2010",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/lar-ii-um-cronograma-de-muitas-inauguracoes-em-2010-16920"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/lar-ii-um-cronograma-de-muitas-inauguracoes-em-2010-16920"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

