---
title: IPEA: Indicador registra alta da inflação para todas as faixas de renda em dezembro de 2022 | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ipea-indicador-registra-alta-da-inflacao-para-todas-as-faixas-de-renda-em-dezembro-de-2022-144838
language: pt-BR
date: 2023-01-13T08:51:11Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ipea-indicador-registra-alta-da-inflacao-para-todas-as-faixas-de-renda-em-dezembro-de-2022-144838. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1718
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ipea-indicador-registra-alta-da-inflacao-para-todas-as-faixas-de-renda-em-dezembro-de-2022-144838. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  IPEA: Indicador registra alta da inflação para todas as faixas de renda em dezembro de 2022 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou, nessa quinta-feira (12/01), o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda com dados de dezembro de 2022, que registrou variação entre 0,50% para a classe de renda alta e 0,71% para as famílias de renda muito baixa, na comparação com o mês de novembro. No acumulado do ano, até dezembro, todas as faixas de renda apresentaram desaceleração em relação ao ano anterior, com altas variando de 5,59% (renda média-baixa) a 6,83% (renda alta), conforme a tabela abaixo:

![230112 cc 58 nota 04 inflacao faixa de renda dezembro 22 tabela 1](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/01/13/ipea/230112_cc_58_nota_04_inflacao_faixa_de_renda_dezembro_22_tabela_1.webp)

**Grupos** - Na análise por grupos, “saúde e cuidados pessoais” e “alimentos e bebidas” tiveram as maiores contribuições para a inflação de dezembro do ano passado. No caso da saúde, para as famílias de renda alta o que mais pesou foi o reajuste de 1,2% dos planos de saúde, enquanto para as classes de renda mais baixa o aumento de 3,7% dos produtos de higiene pessoal representou o principal foco da pressão inflacionária. Em relação aos alimentos, mesmo com a deflação dos leites e derivados (-1,7%) e das frutas (-1,6%), as altas dos cereais (4,5%), dos tubérculos (5,7%) e dos farináceos (1,4%) geraram um forte impacto sobre a inflação do último mês do ano, sobretudo das classes de menor renda.

**Alívio inflacionário** - Em relação a dezembro de 2021, houve um alívio inflacionário para todas as faixas, com maior intensidade para os segmentos de renda mais alta, graças à melhora no desempenho dos grupos “habitação”, “artigos de residência” e “transportes”. No que diz respeito à habitação, destacam-se os reajustes mais baixos da energia elétrica (0,20%), do gás encanado (3,7%) e a deflação do gás de botijão (-0,56%) em 2022, na comparação com os percentuais de 2021: 0,50%, 6,6% e 0,60% respectivamente. Os aumentos de 1,6% do mobiliário e de 0,22% dos aparelhos eletrônicos em dezembro de 2022 foram bem menores do que os registrados em dezembro de 2021 (2,1% e 1,3%, respectivamente).

**Combinação** - O quadro inflacionário menos acentuado em dezembro de 2022 também se explica pela combinação de um cenário mais favorável das passagens aéreas e da tarifa de ônibus interestaduais (com altas de 0,89% e 1,3%, ante variações de 10,3% e 3,9%, respectivamente, em dezembro de 2021), além dos reajustes mais amenos dos automóveis novos (0,3%, frente a 1,9% no ano anterior) e do seguro veicular (0,25%, contra 3,4%). (*Assessoria de Imprensa do Ipea*)

[***Acesse a íntegra do indicador***](https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2023/01/inflacao-por-faixa-de-renda-dezembro2022)

**FOTO:** *Helio Montferre / Ipea*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-01-13T08:51:11Z",
            "datePublished": "2023-01-13T07:47:01Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "IPEA: Indicador registra alta da inflação para todas as faixas de renda em dezembro de 2022",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/01\/13\/ipea\/thumbnails\/thumb_ipea_destaque_13_01_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "IPEA: Indicador registra alta da inflação para todas as faixas de renda em dezembro de 2022",
                    "width": 600,
                    "height": 294
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ipea-indicador-registra-alta-da-inflacao-para-todas-as-faixas-de-renda-em-dezembro-de-2022-144838"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ipea-indicador-registra-alta-da-inflacao-para-todas-as-faixas-de-renda-em-dezembro-de-2022-144838"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

