---
title: Investimentos da C.Vale repercute em Brasília | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/investimentos-da-c-vale-repercute-em-brasilia-29966
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:06:51Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/investimentos-da-c-vale-repercute-em-brasilia-29966. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1514
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/investimentos-da-c-vale-repercute-em-brasilia-29966. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Investimentos da C.Vale repercute em Brasília 

 Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados o deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) comunicou a todos outros parlamentares sobre a inauguração do novo frigorífico da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Piquiri (C.Vale) realizado no último dia 8 de abril. Micheletto explicou aos presentes no plenário e via TV Câmara para o país inteiro que a nova unidade de produção da cooperativa, orgulho de toda a população paranaense, irá gerar até 2010 mais de 10 mil empregos diretamente. "São produtos elaborados como o frango e o suíno cozido que farão parte exclusivamente da pauta de exportação para a Inglaterra e o restante para a União Européia", citou Micheletto.

**Prestígio** - O parlamentar paranaense fez questão de frisar que a nova unidade de produção é tão importante para a região oeste do Paraná, assim como, para o estado e para o país, que o governador Roberto Requião e o presidente da república em exercício José Alencar (PL-MG), compareceram ao evento da inauguração para demonstrar o quanto que ações promovidas pelo cooperativismo são importantes para a geração de emprego e renda no país. Durante o seu pronunciamento o parlamentar afirmou ser essa inauguração "uma vitória coletiva e, mais ainda, uma vitória do cooperativismo, como forma inequívoca de viabilizar a agricultura, neste país". Valorizando o sistema do cooperativista Micheletto afirmou ser esse sistema "modelo de associação democrática, pois, é assentada em valores de participação solidária e responsável, visando a resultados não apenas econômicos, mas também sociais, o cooperativismo tem-se revelado a solução inteligente e eficaz para os pequenos produtores rurais, a sua definitiva oportunidade de ingressar no agronegócio", completou o deputado.

**Estrutura** - Micheletto ressaltou ainda aos colegas parlamentares que a C.Vale, segunda maior cooperativa do Brasil, é composta de proprietários de terras, em que mais de 80% dos casos, são menores que trinta hectares, ou seja, composta de mini e pequenos produtores num total de 7 mil e 630 associados. A C.Vale, como lembrou o deputado, possui 3 mil e 300 funcionários efetivos. A produção dos associados a cooperativa é vasta, sendo de soja, milho, trigo, mandioca, criação de suínos, de frangos e até na produção de leite. No final de seu pronunciamento Micheletto comentou a lucratividade da C.Vale. Segundo o parlamentar a arrecadação da cooperativa em 2004 foi de R$ 1 bilhão e 280 milhões, gerando R$ 70 milhões e 800 mil em impostos.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:06:51Z",
            "datePublished": "2005-05-05T11:03:05Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Investimentos da C.Vale repercute em Brasília",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/investimentos-da-c-vale-repercute-em-brasilia-29966"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/investimentos-da-c-vale-repercute-em-brasilia-29966"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

