---
title: INTERCÂMBIO: Jovens cooperativistas argentinos conhecem sistema paranaense | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/intercambio-jovens-cooperativistas-argentinos-conhecem-sistema-paranaense-14042
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:28:10Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/intercambio-jovens-cooperativistas-argentinos-conhecem-sistema-paranaense-14042. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1713
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/intercambio-jovens-cooperativistas-argentinos-conhecem-sistema-paranaense-14042. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  INTERCÂMBIO: Jovens cooperativistas argentinos conhecem sistema paranaense 

> Um grupo formado por 20 jovens cooperativistas, com idade entre 18 e 22 anos, vinculados à Casa de Cooperativismo Sunchales, sediada na Província de Santa Fé, na Argentina, iniciaram na manhã desta segunda-feira (26/10) um roteiro de visitas para conhecer o cooperativismo paranaense. Eles foram recepcionados na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, pelo superintendente adjunto Nelson Costa, pelo coordenador do Sescoop/PR, Humberto Bridi, e pela analista de desenvolvimento humano e coordenadora estadual do Programa Cooperjovem, Vanessa Christófoli.
> 
> **Sistema cooperativista** - Após a apresentação de um vídeo institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Nelson Costa discorreu sobre o sistema cooperativista, com dados gerais sobre o setor no mundo, no País e no Paraná. "Para nós, é uma satisfação recebê-los na Ocepar", afirmou no início de sua explanação. Costa ressaltou que no Brasil, o cooperativismo está presente em 1407 municípios por meio de 7682 cooperativas; é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e atinge R$ 84,9 bilhões em faturamento. No Paraná, a Ocepar engloba 238 cooperativas; 500 mil cooperados; responde por 56% do PIB agropecuário e 18,5% do PIP do Estado; possui faturamento em torno de R$ 25 bilhões e gera 55 mil empregos diretos e outros 1,25 milhão de postos de trabalho indiretos. "A população do Paraná gira em torno de 10 milhões de pessoas e cerca de 12,5% está envolvido com o cooperativismo", ressaltou Costa aos jovens argentinos. O superintendente adjunto abordou também o trabalho desenvolvido pelo Sescoop/PR na área de capacitação, o sistema de gestão das cooperativas, os ramos de atuação do cooperativismo no Estado, entre outros itens.
> 
> **Cooperjovem** - Os jovens cooperativistas argentinos também tiveram informações sobre o Cooperjovem, iniciativa que visa inserir o ensino do cooperativismo nas escolas e que está presente em 40 municípios paranaenses, envolvendo 95 escolas, 9500 alunos, 974 professores e 12 cooperativas parceiras. As informações foram repassadas pela coordenadora estadual do programa, Vanessa Christófoli. "A visita de vocês representa a realização concreta do ideal que almejamos, ou seja, jovens em busca de maior conhecimento sobre cooperativismo", afirmou Vanessa. Na seqüência, Humberto Bridi, falou sobre a formação de novas lideranças por meio dos Encontros Estaduais de Jovens Cooperativistas (Jovemcoop). O evento é realizado anualmente, cada vez na sede de uma cooperativa, com o objetivo de integrar, despertar e estimular os filhos de cooperados a se tornarem lideranças em suas cooperativas. Este ano, o encontro foi realizado na Cocamar, em Maringá, com a participação de 240 jovens ligados a 13 diferentes cooperativas.
> 
> **Programação** - Após a passagem pela Ocepar, o grupo, acompanhado de Márcio Miranda, da Cooperativa Paranaense de Turismo, (Cooptur), foi à Federação Unimed. Os jovens cooperativistas argentinos ficarão no Paraná até sábado (31/10). Durante a semana eles percorrerão os municípios de Castro, Carambeí, Prudentópolis, Palotina, Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu. A programação inclui visitas às cooperativas Castrolanda, Batavo, C.Vale, Coodetec, Lar e Escolar. Eles também vão conhecer propriedades rurais, locais históricos e participarão de atividades culturais. A maior parte dos integrantes do grupo está em sua primeira visita ao Brasil.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:28:10Z",
            "datePublished": "2009-10-26T12:17:17Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "INTERCÂMBIO: Jovens cooperativistas argentinos conhecem sistema paranaense",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/intercambio-jovens-cooperativistas-argentinos-conhecem-sistema-paranaense-14042"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/intercambio-jovens-cooperativistas-argentinos-conhecem-sistema-paranaense-14042"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

