---
title: INFRAESTRUTURA II: Portos do Paraná publica edital do leilão de área de 26 mil metros quadrados | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/infraestrutura-ii-portos-do-parana-publica-edital-do-leilao-de-area-de-26-mil-metros-quadrados-143656
language: pt-BR
date: 2022-10-31T07:38:11Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/infraestrutura-ii-portos-do-parana-publica-edital-do-leilao-de-area-de-26-mil-metros-quadrados-143656. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1450
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/infraestrutura-ii-portos-do-parana-publica-edital-do-leilao-de-area-de-26-mil-metros-quadrados-143656. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  INFRAESTRUTURA II: Portos do Paraná publica edital do leilão de área de 26 mil metros quadrados 

![infraestrutura II 31 10 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2022/noticias/10/31/infraestrutura_ii/infraestrutura_II_31_10_2022.jpg)A Portos do Paraná publicou na sexta-feira (28/10) o edital do leilão 002/2022 para arrendamento de área no Porto de Paranaguá. Destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, a PAR09 fica no extremo oeste e tem cerca de 26 mil metros quadrados.

**Terceiro** - Depois das áreas PAR12 e PAR32, a PAR 09 é a terceira cujo leilão é conduzido pela Portos do Paraná. Este será o segundo leilão deste ano. “Estamos encerrando 2022 com avanços significativos em relação aos arrendamentos planejados, o que possibilita grandes investimentos para o complexo, a região litorânea e todo o Estado”, afirma o diretor-presidente em exercício da Portos de Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

**Critério** - O critério de licitação será o maior valor de outorga e a estimativa de investimento (Capex) para a área é de cerca de R$ 910 milhões. Os requisitos e demais condições de participação estão definidos no edital do leilão disponível no [site da Portos do Paraná](https://www.portosdoparana.pr.gov.br/), do [Ministério de Infraestrutura](https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br), da [Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)](http://web.antaq.gov.br/sistemas/leilaointernetv2/PaginaPrincipal.aspx).

**Documentação** - A documentação também pode ser obtida na sede administrativa, na Av. Ayrton Senna da Silva, 161, bairro Dom Pedro II.

**Bolsa de Valores** - A sessão pública do leilão será na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, no dia 14 de dezembro de 2022.

**Condução** - Os procedimentos licitatórios desse, e dos demais projetos de arrendamento, são conduzidos pela própria Portos do Paraná, através da sua Comissão de Licitação de Áreas Portuárias (CLAP), diante das competências delegadas pela União, em agosto de 2019, com a celebração de convênio. (*Agência Estadual de Notícias*)

FOTO: *Portos do Paraná*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-10-31T07:38:11Z",
            "datePublished": "2022-10-31T07:38:11Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "INFRAESTRUTURA II: Portos do Paraná publica edital do leilão de área de 26 mil metros quadrados",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/infraestrutura-ii-portos-do-parana-publica-edital-do-leilao-de-area-de-26-mil-metros-quadrados-143656"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/infraestrutura-ii-portos-do-parana-publica-edital-do-leilao-de-area-de-26-mil-metros-quadrados-143656"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

