---
title: IBGE: Safra deverá crescer 5,34% em 2007 | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-safra-devera-crescer-5-34-em-2007-34853
language: pt-BR
date: 2012-05-10T16:01:10Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-safra-devera-crescer-5-34-em-2007-34853. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1418
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-safra-devera-crescer-5-34-em-2007-34853. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  IBGE: Safra deverá crescer 5,34% em 2007 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, em outubro, o primeiro prognóstico das áreas plantadas ou a plantar, bem como da produção para a safra de 2007, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e nos Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2007 é estimada em 122,391 milhões de toneladas, maior 5,34% que a obtida em 2006. Para a estimativa da produção nacional 2007, somaram-se os valores levantados nas regiões e Estados onde a pesquisa foi realizada, com os valores encontrados numa projeção, que foi efetuada tomando-se como base as informações de anos anteriores para as culturas de inverno (aveia, centeio, cevada e trigo), e para os produtos de segunda e terceira safras, que por força do calendário agrícola, ainda não dispõem das primeiras estimativas, além dos demais estados onde não foi feita a pesquisa de prognóstico.

**Produtos** - Essa avaliação inicial da área plantada ou a plantar, quando considerados os 11 produtos investigados, é de 44,981 milhões de hectares, inferior em 6,05% à área plantada em 2006, que foi de 47,880 milhões de hectares. Em termos absolutos, essa retração totaliza 2,900 milhões de hectares. Confrontando-se com a área colhida de 2006 (46,097 milhões de hectares), a área destinada para a safra 2007 apresenta uma redução de 2,42%. Dentre os produtos investigados, quatro apresentam variação positiva em relação à área plantada em 2006: algodão herbáceo em caroço (20,50%); batata inglesa 1ª safra (4,35%); cebola (2,30%) e feijão em grão 1ª safra (4,13%). Com variação negativa, amendoim em casca 1ª safra (-2,01%); arroz em casca (-3,95%); cana-de-açúcar (-9,76%); fumo em folha (-4,71%); mandioca (-17,14%); milho em grão 1ª safra (-4,28%) e soja em grão (-7,03%). Com relação às produções esperadas, apresentam variação positiva os seguintes produtos: algodão herbáceo em caroço (31,07%); batata- inglesa 1ª safra (12,60%); cana-de-açúcar (2,46%); cebola (1,67%); feijão em grão 1ª safra (32,18%); fumo em folha (1,91%); milho em grão 1ª safra (9,65%) e soja em grão (5,50%). Com variação negativa: amendoim em casca 1ª safra (-7,75%), arroz em casca (-7,64%), e mandioca (-3,83%). (Imprensa IBGE)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T16:01:10Z",
            "datePublished": "2006-11-09T11:13:27Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "IBGE: Safra deverá crescer 5,34% em 2007",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ibge-safra-devera-crescer-5-34-em-2007-34853"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ibge-safra-devera-crescer-5-34-em-2007-34853"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

