---
title: IBGE: Milho safrinha e de cereais de inverno evolui bem | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-milho-safrinha-e-de-cereais-de-inverno-evolui-bem-16984
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:49:21Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-milho-safrinha-e-de-cereais-de-inverno-evolui-bem-16984. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1752
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-milho-safrinha-e-de-cereais-de-inverno-evolui-bem-16984. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  IBGE: Milho safrinha e de cereais de inverno evolui bem 

> A boa evolução da segunda safra de milho e dos cereais de inverno, como aveia e cevada, contribuem com a expectativa de uma boa safra de grãos em 2010 no Paraná. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná mantém a liderança da produção de grãos. Pesquisa referente ao mês de maio, divulgada nesta terça-feira (08/06) mostra que a safra deste ano no Paraná deverá atingir 31,15 milhões de toneladas de grãos, que corresponde a uma participação de 21,4% na produção nacional de grãos. A quinta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas do IBGE indica uma produção de 145,8 milhões de toneladas em todo o País, um aumento de 8,8% em relação à obtida em 2009 (134 milhões de toneladas).
> 
> **Maio** - A estimativa referente ao mês de maio aponta queda na área plantada com trigo, cultura em que o Paraná é o maior produtor. A previsão inicial de produzir acima de 3 milhões de toneladas caiu para 2,96 milhões de toneladas, uma queda de 4%. Os produtores ficaram desestimulados com os baixos preços do trigo e as dificuldades de comercialização na safra passada. O Paraná deve aumentar sua participação na produção nacional do grão de 50% no ano passado para 57% esse ano, devido à previsão de redução ainda maior no plantio de trigo no Rio Grande do Sul, segundo produtor de trigo no País.
> 
> **Aveia e cevada** - Para as lavouras de inverno, o IBGE prevê aumento na produção de aveia e cevada no Paraná. A aveia apresenta uma expectativa de crescimento acima de 50% na produção, passando de 84.971 toneladas em 2009 para 129.592 toneladas este ano. A produção de cevada deve aumentar em torno de 28%, passando de 125.229 toneladas no ano passado para 160.150 toneladas este ano.
> 
> **Milho e soja** - Mas são as lavouras de milho e soja que constituem o carro-chefe da produção agrícola no Paraná. O plantio de milho da segunda safra, totalmente consolidado, vem apresentando produção quase semelhante ao volume produzido no período do verão. Este ano, a expectativa de produção para o milho da segunda safra aponta para uma colheita de 5,85 milhões de toneladas, um aumento de 30% sobre a produção do ano passado que foi de 4,48 milhões de toneladas.
> 
> **Total** - Com esse volume de produção, a safra de milho no Paraná deverá totalizar 12,66 milhões de toneladas do grão, um aumento de 13% sobre o resultado do mesmo período do ano passado, quando a safra de milho colhida entre as duas safras no Paraná foi de 11,2 milhões de toneladas. A safra de soja, já concluída, apresentou produção recorde de 14,2 milhões de toneladas, um aumento de quase 51% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a produção atingiu um volume de 9,4 milhões de toneladas.
> 
> **Feijão** - A produção de feijão da segunda safra está evoluindo de forma satisfatória e o IBGE reavaliou para cima a previsão de colheita. A estimativa aponta para uma produção de 294.502 toneladas, superando em quase 1% a estimativa anterior que previa uma produção de 292.200 toneladas. O IBGE estima que no Paraná a produção de feijão, incluindo as três safras, deverá resultar num volume de 790.858 toneladas, 0,5% acima da produção de 2009 que resultou num volume de 787.120 toneladas. (*AEN*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![IV Fórum de Inteligência e Educação Política reúne multiplicadores em Brasília](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/educacao_politica/911educacao_politica_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/iv-forum-de-inteligencia-e-educacao-politica-reune-multiplicadores-em-brasilia)  27/10/2026 12:03

 

 

 [![Agroindustrialização, preço e condições da safra são temas de webinar no Sistema Ocepar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/fotos_destaque/webinar_destaque_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agroindustrializacao-preco-e-condicoes-da-safra-sao-temas-de-webinar-no-sistema-ocepar)  27/10/2026 11:59

 

 

 [![Mais de 130 profissionais das cooperativas do PR participam do Fórum de Saúde, Segurança e Relações do Trabalho, em Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/forum/1forum_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/mais-de-130-profissionais-das-cooperativas-do-pr-participam-do-forum-de-saude-seguranca-e-relacoes-do-trabalho-em-cascavel)  27/10/2026 11:55

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:49:21Z",
            "datePublished": "2010-06-09T12:32:40Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "IBGE: Milho safrinha e de cereais de inverno evolui bem",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ibge-milho-safrinha-e-de-cereais-de-inverno-evolui-bem-16984"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ibge-milho-safrinha-e-de-cereais-de-inverno-evolui-bem-16984"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

