---
title: IBGE: Inflação na indústria desacelera para 1% em maio com queda do dólar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-inflacao-na-industria-desacelera-para-1-em-maio-com-queda-do-dolar-135224
language: pt-BR
date: 2021-06-29T07:34:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-inflacao-na-industria-desacelera-para-1-em-maio-com-queda-do-dolar-135224. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1783
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ibge-inflacao-na-industria-desacelera-para-1-em-maio-com-queda-do-dolar-135224. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![ibge 29 06 2021](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2021/noticias/06/29/ibge/ibge_29_06_2021.webp)Os preços da indústria subiram 1% na passagem de abril para maio, resultado menor que a alta registrada de março para abril (2,19%), representando uma desaceleração da inflação de preços industriais. É também a menor variação de preços no ano de 2021. O acumulado no ano atingiu 17,58% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses foi de 35,86%. Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta terça-feira (29/06) pelo IBGE.

**Positiva** - A taxa de maio é a 22ª positiva consecutiva na comparação mensal. A pesquisa mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Dessas, 16 tiveram variações positivas em maio. A maior influência no índice veio de alimentos, que representou 0,35 ponto percentual do total, seguido por metalurgia (0,25 p.p.), refino de petróleo e produtos de álcool (0,18 p.p.) e produtos de metal (0,09 p.p.).

**Dólar** - Um dos motivos da desaceleração, segundo o gerente do IPP, Manuel Souza Neto, foi a desvalorização do dólar no mês de maio. O real valorizou em cima do dólar em 4,9%, o que para o especialista é um percentual considerável para um único mês. “Com isso, uma série de produtos cotados em dólar caíram de preço”, explica.

**Alimentos** - A alta nos alimentos em maio foi de 1,48%. Assim, o setor registra variação acumulada de 8,96% no ano e de 30,54% em 12 meses. Os preços na atividade em maio de 2021 foram 30,54% maiores do que os de maio de 2020. Souza Neto afirma que o resultado em alimentos tem influência dos preços praticados no mercado externo e da estiagem que ocorreu no Brasil, que afetou a produção do leite. Alimentos também têm o principal impacto no índice anual (7,57 pontos percentuais em 35,86%).

**Metalurgia** - Outra alta preponderante em maio foi na metalurgia (3,54%), a maior variação entre todas as atividades no mês. A alta acumulada pelo setor no ano é de 31,85% e 49,89% nos últimos 12 meses. Ambas são as maiores variações acumuladas da atividade em toda a série histórica, iniciada em 2014. “Impacto do preço dos insumos, em especial, do minério de ferro”, justifica o gerente da pesquisa.

**Atividades** - Fecham as quatro atividades que mais influenciaram o resultado do mês refino de petróleo e produtos de álcool (1,80%) e produtos de metal (3,12%).

**Grandes categorias** - Em relação às grandes categorias econômicas, o IPP registrou uma queda em maio: de 0,36% em bens de capital. Já bens intermediários teve alta de 0,88%, enquanto bens de consumo subiu 1,48%, sendo que 1,13% em bens de consumo duráveis e 1,54% em bens de consumo semiduráveis e não duráveis.

**Mais sobre a pesquisa** - O IPP, cujo âmbito são as indústrias extrativas e de transformação, tem como principal objetivo mensurar a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, bem como sua evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no país. Constitui, assim, um indicador essencial para o acompanhamento macroeconômico e, por conseguinte, um valioso instrumento analítico para tomadores de decisão, públicos ou privados.

**Empresas** - O IPP investiga, em pouco mais de 2.100 empresas, os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes e definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Coletam-se cerca de 6 mil preços mensalmente. Adotando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, o IPP gera indicadores para 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação, além de reorganizar os mesmos dados em grandes categorias econômicas, abertas em bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis e semiduráveis e não duráveis). (*Agência IBGE de Notícias*)

**FOTO:** *José Fernando Ogura / AEN-PR*

![ibge tabela 29 06 2021](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2021/noticias/06/29/ibge/ibge_tabela_29_06_2021.webp)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2021-06-29T07:34:00Z",
            "datePublished": "2021-06-29T07:34:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "IBGE: Inflação na indústria desacelera para 1% em maio com queda do dólar",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2021\/noticias\/06\/29\/ibge\/thumbnails\/thumb_ibge_29_06_2021.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "IBGE: Inflação na indústria desacelera para 1% em maio com queda do dólar",
                    "width": 600,
                    "height": 333
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ibge-inflacao-na-industria-desacelera-para-1-em-maio-com-queda-do-dolar-135224"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ibge-inflacao-na-industria-desacelera-para-1-em-maio-com-queda-do-dolar-135224"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

