---
title: IAPAR: Curso de cafeicultura será em Maringá e Umuarama | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/iapar-curso-de-cafeicultura-sera-em-maringa-e-umuarama-21593
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:35:42Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/iapar-curso-de-cafeicultura-sera-em-maringa-e-umuarama-21593. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1564
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/iapar-curso-de-cafeicultura-sera-em-maringa-e-umuarama-21593. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  IAPAR: Curso de cafeicultura será em Maringá e Umuarama 

Maringá e Umuarama sediarão as últimas edições do curso “Modelo Tecnológico de Produção de Café no Paraná: implantação e condução de lavouras”, promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), órgão de pesquisa vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). O treinamento é dirigido a agrônomos da Emater-PR, prefeituras, cooperativas e empresas privadas, e capacita os participantes a atuar no “Plano de revitalização e sustentabilidade da cafeicultura”, do governo do Estado. Ambos os cursos têm a mesma programação, que abrange todos os aspectos da produção de café, inclusive com prática de campo: zoneamento climático, variedades, adubação e calagem, arborização e quebra-ventos, controle de pragas e doenças e do mato, manejo de áreas com nematóides, adubação verde, mecanização e produção de mudas, entre outros.

**Fundo de aval** - Também será abordado o Fundo de Aval, por um técnico da Secretaria da Agricultura, e os procedimentos para elaboração do projeto técnico de financiamento, a cargo do Banco do Brasil, e as normas para produção de sementes e mudas, por um representante do Ministério da Agricultura (Mapa). Fecha o programa uma apresentação da estratégia de treinamento dos produtores interessados nos recursos do Plano, pela Emater-PR. Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, Emater-PR, Seab, Mapa, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Banco do Brasil são parceiros do Iapar na realização dos treinamentos.

**Maringá** – Será realizado nos dias 18 a 21 deste mês, na Associação dos Funcionários da Cocamar (localizada na Estrada Osvaldo Moraes Correa, 1000). Além do público local, atende os interessados de Campo Mourão, Jesuítas, Toledo e demais municípios cafeeiros do médio-oeste do Estado. Inscrições, sem custo, no próprio local ou, antecipadamente, pelo fone 43 3376-2464 (Iapar, em Londrina).

**Umuarama** – Está programado para os dias 25 a 28, na sede do Sindicato Rural (av. Brasil, 3547). É dirigido aos técnicos que atuam em Umuarama, Paranavaí, Cianorte e toda a região do Arenito. As inscrições não têm custo e podem ser feitas pelo fone 43 3376-2464 (Iapar, em Londrina), ou no próprio local.

**Serviço**: Curso “Modelo tecnológico de produção de café no Paraná: implantação e condução de lavouras”

**Maringá**  
 Data: de 18 (segunda-feira) a 21 (quinta-feira) de junho   
 Horário: 8 às 17 horas  
 Local: Associação dos Funcionários da Cocamar (Estrada Osvaldo Moraes Correa, 1000).   
   
 **Umuarama**  
 Data: de 25 (segunda-feira) a 28 (quinta-feira) de junho   
 Horário: 8 às 17 horas  
 Local: sede do Sindicato Rural (av. Brasil, 3547).

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:35:42Z",
            "datePublished": "2007-06-13T10:56:44Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "IAPAR: Curso de cafeicultura será em Maringá e Umuarama",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/iapar-curso-de-cafeicultura-sera-em-maringa-e-umuarama-21593"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/iapar-curso-de-cafeicultura-sera-em-maringa-e-umuarama-21593"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

