---
title: Governo federal veta PL que ratifica os registros de imóveis em faixas de fronteira | Paraná Cooperativo
description: Governo federal veta PL que ratifica os registros de imóveis em faixas de fronteira
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/governo-federal-veta-pl-que-ratifica-os-registros-de-imoveis-em-faixas-de-fronteira
language: pt-BR
date: 2026-01-12T13:13:47Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/governo-federal-veta-pl-que-ratifica-os-registros-de-imoveis-em-faixas-de-fronteira. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1333
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/governo-federal-veta-pl-que-ratifica-os-registros-de-imoveis-em-faixas-de-fronteira. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Governo federal veta PL que ratifica os registros de imóveis em faixas de fronteira 

![veto 12 01 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/01/12/veto/veto_12_01_2026.webp)**FOTO:** *Vinicius Loures / Câmara dos Deputados*A Presidência da República vetou totalmente o Projeto de Lei (PL) nº 4.497/2024, de autoria do deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) (foto), que dispõe sobre a ratificação dos registros imobiliários decorrentes de alienações e concessões de terras públicas situadas nas faixas de fronteira e altera a Lei nº 13.178, de 22 de outubro de 2015.

Trata-se do Veto 6/2026 de “total aposto ao Projeto de Lei 4.497, de 2024, que Altera as Leis nºs 13.178, de 22 de outubro de 2015, e 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei dos Registros Públicos), a fim de atualizar e estabelecer procedimentos para a ratificação dos registros imobiliários decorrentes de alienações e de concessões de terras públicas situadas em faixa de fronteira e de dispor sobre a exigência do georreferenciamento”. Clique no link para acessar: [](https://www.congressonacional.leg.br/materias/vetos/-/veto/detalhe/17971)<https://www.congressonacional.leg.br/materias/vetos/-/veto/detalhe/17971>

“O veto implica no retorno da proposição para a reanálise do Poder Legislativo em sessão conjunta da Câmara e do Senado no Congresso Nacional, que decidirá pela derrubada ou manutenção do veto. A análise desse veto vai depender de agendamento da sessão do Congresso, cujo calendário legislativo inicia a partir da primeira semana de fevereiro”, esclarece o deputado federal, Tião Medeiros.

FOTO: Vinicius Loures / *Câmara dos Deputados*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Paranaenses entre os finalistas do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/premio/premio_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/paranaenses-entre-os-finalistas-do-premio-somoscoop-melhores-do-ano-2026)  13/10/2026 11:07

 

 

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

 

 

 [![Gazeta do Povo destaca investimentos feitos pelas cooperativas para atrair mão de obra](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/gazeta_do_povo/gazeta_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/gazeta-do-povo-destaca-investimentos-feitos-pelas-cooperativas-para-atrair-mao-de-obra)  13/10/2026 10:53

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-01-12T13:13:47Z",
            "datePublished": "2026-01-12T10:25:00Z",
            "description": "Governo federal veta PL que ratifica os registros de imóveis em faixas de fronteira",
            "headline": "Governo federal veta PL que ratifica os registros de imóveis em faixas de fronteira",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/01\/12\/veto\/thumbnails\/thumb_veto_12_01_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/governo-federal-veta-pl-que-ratifica-os-registros-de-imoveis-em-faixas-de-fronteira"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/governo-federal-veta-pl-que-ratifica-os-registros-de-imoveis-em-faixas-de-fronteira"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

