---
title: G7 Paraná e OAB Paraná retomam pedido de criação do TRF no Estado | Paraná Cooperativo
description: G7 Paraná e OAB Paraná retomam pedido de criação do TRF no Estado
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/g7-parana-e-oab-parana-retomam-pedido-de-criacao-do-trf-no-estado-1
language: pt-BR
date: 2026-04-29T10:42:53Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/g7-parana-e-oab-parana-retomam-pedido-de-criacao-do-trf-no-estado-1. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1537
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/g7-parana-e-oab-parana-retomam-pedido-de-criacao-do-trf-no-estado-1. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


A pauta envolvendo a criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná será retomada. Nessa terça-feira (28/04), o G7 Paraná e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB Paraná) alinharam a estratégia para a proposta sair do papel. A implantação da corte no Estado já está aprovada há 13 anos, pela Emenda Constitucional 73/2013. Porém, na época, o ex-ministro Joaquim Barbosa concedeu uma liminar suspendendo a criação, atendendo a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

“Essa é uma pauta antiga, que está parada há anos, mas que precisa ser retomada com urgência. A instalação de um TRF no Paraná é de suma importância para garantir agilidade e serenidade aos processos”, afirma o coordenador do G7 Paraná e presidente do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.

“Em junho, completa 13 anos que o ex-ministro Barbosa deu uma liminar que suspendeu a Emenda Constitucional que cria o TRF no Paraná. As entidades e conselhos do Estado precisam trabalhar para derrubar a liminar, a qual, inclusive, nem sequer foi confirmada pelo colegiado do Supremo. A OAB Paraná vai fazer o que está ao alcance para criar o TRF no Paraná. Precisamos ter isso como bandeira”, destaca o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira.

Hoje, os processos e recursos do Paraná são enviados para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), instalado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que também recebe os casos de Santa Catarina. O TRF4 recebe, em média, 1 milhão de processos por ano. Atualmente, a corte tem mais de 2 milhões de ações paradas, em função da morosidade na análise por parte dos desembargadores federais.

“As entidades do Paraná precisam mostrar unidade quando forem levar o pedido a Brasília. O governo estadual, o G7 Paraná e a OAB Paraná vão dar o suporte necessário para esse processo caminhar”, ressalta o vice-governador, Darci Piana.

Hoje, o Brasil conta com seis TRFs. Além de Porto Alegre, há o da 1ª Região, com sede em Brasília, que atua no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal. O Tribunal da 2ª Região tem sede no Rio de Janeiro e abrange o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A 3ª Região tem sede em São Paulo, atuando em São Paulo e Mato Grosso do Sul. E a 5ª Região, com sede em Recife, atende o Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 2022, aconteceu a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), em Belo Horizonte, com jurisdição em Minas Gerais.

“A criação do TRF no Paraná será um ato administrativo de baixo custo. O TRF de Minas está aí para provar, pois não teve aumento de despesas e, hoje, tem o menor custo por processo do Brasil”, afirma Pereira.

### G7

O G7 é composto pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Associação Comercial do Paraná (ACP). (*Assessoria de Imprensa Faep*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-04-29T10:42:53Z",
            "datePublished": "2026-04-29T07:35:36Z",
            "description": "G7 Paraná e OAB Paraná retomam pedido de criação do TRF no Estado",
            "headline": "G7 Paraná e OAB Paraná retomam pedido de criação do TRF no Estado",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/04\/29\/g7\/thumbnails\/thumb_1g7_29_04_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/g7-parana-e-oab-parana-retomam-pedido-de-criacao-do-trf-no-estado-1"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/g7-parana-e-oab-parana-retomam-pedido-de-criacao-do-trf-no-estado-1"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

