---
title: G7: Grupo discute ações para o Rio Grande do Sul e conectividade rural | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/g7-grupo-discute-acoes-para-o-rio-grande-do-sul-e-conectividade-rural-152674
language: pt-BR
date: 2024-05-21T11:09:07Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/g7-grupo-discute-acoes-para-o-rio-grande-do-sul-e-conectividade-rural-152674. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1797
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/g7-grupo-discute-acoes-para-o-rio-grande-do-sul-e-conectividade-rural-152674. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  G7: Grupo discute ações para o Rio Grande do Sul e conectividade rural 

As mobilizações para ajudar os desabrigados devido às chuvas no Rio Grande do Sul, bem como e o Programa Conectividade Rural foram os temas discutidos, na manhã dessa segunda-feira (20/04), em Curitiba, pelo G7, grupo composto pelas sete entidades representativas do setor produtivo paranaense.

**Empenho** - O coronel Sérgio Malucelli, que coordena o G7, destacou o empenho das entidades federativas em contribuir com as doações para os gaúchos, realizando campanhas e se dispondo a serem pontos focais para o recebimento dos donativos em diferentes regiões do Estado. Segundo a Defesa Civil do Paraná, os cidadãos de todos os municípios já doaram mais de 9 mil toneladas, que foram para o Rio Grande do Sul por meio 519 caminhões. “Neste momento, estamos em busca de outros 14 caminhões para realizar o transporte das doações que o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já receberam”, disse Malucelli, agradecendo a participação de todas a entidades por encamparem campanhas desta natureza em suas federações.

**Conectividade rural** - Os líderes do G7 também conheceram em detalhes o Programa Conectividade Rural. O secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, e sua equipe discorreram sobre as etapas do programa, que é uma ação liderada pela Secretaria de Estado e Inovação (SEI) em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, mais seis entidades representantes da sociedade civil. “Foram identificados 696 pontos do Paraná que ainda não possuem acesso à internet. Este projeto visa levar conexão e desenvolvimento a essas regiões e para que isso ocorra, juntamos uma equipe multidisciplinar que está trabalhando para essa fase de implantação do programa”, afirmou Barros.

**Necessidades específicas** - O Conectividade Rural vai atuar diretamente nas necessidades específicas e em áreas de difícil acesso, desenvolvendo soluções eficazes que atendam as demandas dessas comunidades. As estratégias englobam desde conexão à internet via satélite até ampliação de cobertura por meio das operadoras de telefonia.

**Presenças** - Participaram da reunião, o coordenador do G7 e presidente do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli; o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa; o vice-presidente da Faep, Ágide Eduardo Meneguette; o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos; o presidente da Faciap, Fernando Moraes; o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

**G7** - O G7 é composto pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), e Associação Comercial do Paraná (ACP).

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-05-21T11:09:07Z",
            "datePublished": "2024-05-21T08:33:08Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "G7: Grupo discute ações para o Rio Grande do Sul e conectividade rural",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/05\/21\/fotos_destaque\/thumbnails\/thumb_destaque_G7_21_05_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "G7: Grupo discute ações para o Rio Grande do Sul e conectividade rural",
                    "width": 470,
                    "height": 350
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/g7-grupo-discute-acoes-para-o-rio-grande-do-sul-e-conectividade-rural-152674"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/g7-grupo-discute-acoes-para-o-rio-grande-do-sul-e-conectividade-rural-152674"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

