---
title: Frencoop mantém força no Congresso e coop amplia base para 2027 | Paraná Cooperativo
description: Frencoop mantém força no Congresso e coop amplia base para 2027
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/frencoop-mantem-forca-no-congresso-e-coop-amplia-base-para-2027
language: pt-BR
date: 2026-10-06T10:34:17Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/frencoop-mantem-forca-no-congresso-e-coop-amplia-base-para-2027. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1712
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/frencoop-mantem-forca-no-congresso-e-coop-amplia-base-para-2027. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Frencoop mantém força no Congresso e coop amplia base para 2027 

![sistema ocb 06 10 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/06/sistema_ocb/sistema_ocb_06_10_2026.webp)O cooperativismo terá uma presença significativa no [Congresso Nacional](https://www.congressonacional.leg.br/) a partir de 2027. Entre os candidatos à [Câmara dos Deputados](https://www.camara.leg.br/) e ao [Senado](https://www12.senado.leg.br/hpsenado) que assinaram o Termo de Compromisso com o Cooperativismo, 80 foram eleitos. O resultado representa cerca de 46% dos signatários e amplia a base de apoio às pautas do setor no Legislativo Federal.

A atual diretoria da [Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop)](https://www.camara.leg.br/internet/deputado/frenteDetalhe.asp?id=54501) também seguirá com presença relevante no Congresso. Dos seus integrantes, 15 estarão na próxima legislatura. Na Câmara, 11 deputados foram reeleitos. Já no Senado, a Frente terá dois novos nomes: Evair de Melo (ES) e Domingos Sávio (MG), eleitos para a Casa. Eles se juntam a Tereza Cristina (MS) e Efraim Filho (PB), que permanecem no Senado.

“É um resultado importante para o cooperativismo porque mantém no Congresso parlamentares que já conhecem nossas pautas e amplia esse grupo com novos representantes comprometidos com o setor. Essa combinação entre experiência e renovação fortalece nossa capacidade de diálogo e nos permite continuar apresentando propostas que contribuam para o desenvolvimento do país”, afirma a presidente executiva do Sistema OCB, Tania Zanella.

### Representação ampliada 

Os 80 eleitos que assumiram compromisso com o cooperativismo estão distribuídos por diferentes partidos e estados. A composição reforça uma característica da Frencoop: a atuação em torno das pautas do movimento independentemente de posicionamentos individuais ou partidários. O [boletim do Sistema OCB](https://in.coop.br/Boletim-1_turno) destaca que essa recomposição reúne lideranças já reconhecidas na defesa do setor e novos parlamentares.

“O cooperativismo está presente em diferentes regiões e realidades do Brasil, por isso também precisa estar representado de forma ampla no Congresso. Nosso diálogo é com parlamentares de diferentes partidos, sempre a partir de uma agenda concreta: segurança jurídica, acesso a crédito, desenvolvimento regional, sustentabilidade, inovação e melhores condições para que as cooperativas possam continuar gerando trabalho, renda e oportunidades”, destaca Tania.

### Próxima etapa 

Com a definição dos eleitos no primeiro turno, começa uma nova etapa de diálogo com o Congresso que tomará posse em 2027. O Sistema OCB vai apresentar as prioridades do movimento cooperativista aos novos parlamentares e acompanhar a construção da agenda legislativa.

O trabalho dá continuidade às[ ações do Programa de Educação Política do Cooperativismo Brasileiro ](https://www.somoscooperativismo.coop.br/solucoes/representacoop/educacao-politica)e o #PenseNoCoop, que levaram informação a cooperativas e cooperados durante o período eleitoral e incentivam a participação na vida política do país.

“Agora é hora de transformar essa representação em diálogo e trabalho. Vamos nos aproximar dos parlamentares eleitos, apresentar as prioridades do cooperativismo e contribuir para que as decisões do Congresso considerem o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, conclui Tania. (*Sistema OCB*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Revista Paraná Cooperativo traz um balanço das eleições 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/revista/pr_cooperativo_30_10_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/revista-parana-cooperativo-traz-um-balanco-das-eleicoes-2027)  30/10/2026 12:11

 

 

 [![Fórum Agronômico alerta sobre manejo da lavoura, seguro e cuidados pós-colheita](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/fotos_destaque/foto_destaque_forum_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-ii)  30/10/2026 12:08

 

 

 [![ Gerente da C.Vale é a convidada da semana do OceparCast](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/oceparcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/gerente-da-c-vale-e-a-convidada-da-semana-do-oceparcast)  30/10/2026 12:03

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-10-06T10:34:17Z",
            "datePublished": "2026-10-06T10:34:17Z",
            "description": "Frencoop mantém força no Congresso e coop amplia base para 2027",
            "headline": "Frencoop mantém força no Congresso e coop amplia base para 2027",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/10\/06\/sistema_ocb\/sistema_ocb_06_10_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 733,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/frencoop-mantem-forca-no-congresso-e-coop-amplia-base-para-2027"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/frencoop-mantem-forca-no-congresso-e-coop-amplia-base-para-2027"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

