---
title: FÓRUM TRIBUTÁRIO: Evento reúne cerca de 60 participantes em Curitiba  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/forum-tributario-evento-reune-cerca-de-60-participantes-em-curitiba-92374
language: pt-BR
date: 2012-10-31T07:15:13Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/forum-tributario-evento-reune-cerca-de-60-participantes-em-curitiba-92374. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1267
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/forum-tributario-evento-reune-cerca-de-60-participantes-em-curitiba-92374. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  FÓRUM TRIBUTÁRIO: Evento reúne cerca de 60 participantes em Curitiba 

O Sistema Ocepar realizou, na manhã terça-feira (30/10), em Curitiba, a primeira edição do Fórum Tributário. O evento foi aberto pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre advogados, contadores e profissionais da área de Recursos Humanos das cooperativas paranaenses. Também participaram a analista de Relações Institucionais, Fabíola da Silva Nadder Motta, e o analista tributário Adson Oliveira Borges de Souza, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o assessor da diretoria da Ocepar, Wilson Thiesen, o advogado da Fecoopar, Anderson Lechechem, que também atuam como vogais no Conselho de Contribuintes da Secretaria de Estado da Fazenda, a assessora jurídica da Fecoopar, Lusia Massinhan, e o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa.

**Palestras** – A primeira palestra foi ministrada pelo membro do Conselho de Contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, Gilberto Gilberti, que falou sobre os principais problemas constatados pelo Conselho de Contribuintes na análise e julgamento dos processos das cooperativas. Na sequência, o assessor tributário do Sistema Ocepar, Marcos Antônio Caetano, tratou sobre a desoneração da folha de pagamento prevista na Lei Federal nº 12.546/2011 e na Medida Provisória nº 582. Ele também falou sobre a desoneração em insumos agropecuários nas cadeias produtivas, com base nas leis nº 12.058/2009 e 12.350/2010.

**BR SIG:** Folder not found or empty: `images/comunicacao/noticias/2012/outubro/30/forum_tributario/`

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Após mobilização do setor produtivo, Alep retira da pauta PL que aumenta custos cartoriais](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/g7/g7_I_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/apos-mobilizacao-do-setor-produtivo-alep-retira-da-pauta-pl-que-aumenta-custos-cartoriais)  20/10/2026 10:52

 

 

 [![Sistema Ocepar lamenta o falecimento de Rogério Mateucci, reitor da PUCPR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/perda/perda_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/sistema-ocepar-lamenta-o-falecimento-de-rogerio-mateucci-reitor-da-pucpr)  20/10/2026 10:47

 

 

 [![Produtos de cooperativas do Paraná são divulgados na Sial Paris 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/sial/1sial_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/produtos-de-cooperativas-do-parana-sao-divulgados-na-sial-paris-2026)  20/10/2026 10:42

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-10-31T07:15:13Z",
            "datePublished": "2012-10-30T14:04:40Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "FÓRUM TRIBUTÁRIO: Evento reúne cerca de 60 participantes em Curitiba ",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/forum-tributario-evento-reune-cerca-de-60-participantes-em-curitiba-92374"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/forum-tributario-evento-reune-cerca-de-60-participantes-em-curitiba-92374"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

