---
title: FOMENTO: BRDE é líder em financiamento de investimentos na agricultura | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/fomento-brde-e-lider-em-financiamento-de-investimentos-na-agricultura-15425
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:37:57Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/fomento-brde-e-lider-em-financiamento-de-investimentos-na-agricultura-15425. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1294
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/fomento-brde-e-lider-em-financiamento-de-investimentos-na-agricultura-15425. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  FOMENTO: BRDE é líder em financiamento de investimentos na agricultura 

> Embora de atuação limitada aos três Estados do Sul e ao Mato Grosso do Sul, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - manteve, em 2009, o primeiro lugar no ranking nacional de desembolso de financiamento dos programas agrícolas do Governo Federal destinados especificamente a investimentos. A informação está no ranking divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com dados de janeiro a dezembro do ano passado. O levantamento considera todas as modalidades de crédito operadas pelo Sistema, no financiamento de projetos de modernização de propriedades rurais, infraestrutura, instalação e expansão de agroindústrias.
> 
> **Valor chegou a R$ 600 milhões** - O BRDE atingiu esta colocação pela primeira vez em 2008. No entanto, como vem aumentando sua participação no setor, a distância em relação ao segundo colocado no ranking está crescendo. No ano passado, o BRDE financiou R$ 600 milhões em projetos agroindustriais, obtendo uma participação de 20% nos recursos destinados ao setor em todo o país, com 4.696 operações, segundo o BNDES. Já a instituição financeira na segunda posição ficou com 11,4% do setor com 2.080 operações. Em relação a 2008, o BRDE subiu da participação de 17% para 20% em 2009, praticamente dobrando o seu número de operações. A explicação para este desempenho está no fato de o Sul abrigar a maior parte do parque agroindustrial brasileiro, principalmente o formado pelo sistema cooperativista, produzindo mais da metade da produção brasileira de grãos. *(Agência Estadual de Notícias)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![OceparCast da semana é com a gerente-geral do Sistema OCB, Clara Maffia](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/oceparcast_inteligencia_politica_foto.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/oceparcast-da-semana-e-com-a-gerente-geral-do-sistema-ocb-clara-maffia)  08/10/2026 11:10

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:37:57Z",
            "datePublished": "2010-02-19T11:48:35Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "FOMENTO: BRDE é líder em financiamento de investimentos na agricultura",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/fomento-brde-e-lider-em-financiamento-de-investimentos-na-agricultura-15425"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/fomento-brde-e-lider-em-financiamento-de-investimentos-na-agricultura-15425"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

