---
title: EXTENSÃO RURAL: Aprovado projeto que contempla cooperativas de agrônomos e veterinários | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/extensao-rural-aprovado-projeto-que-contempla-cooperativas-de-agronomos-e-veterinarios-14784
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:33:22Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/extensao-rural-aprovado-projeto-que-contempla-cooperativas-de-agronomos-e-veterinarios-14784. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1524
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/extensao-rural-aprovado-projeto-que-contempla-cooperativas-de-agronomos-e-veterinarios-14784. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EXTENSÃO RURAL: Aprovado projeto que contempla cooperativas de agrônomos e veterinários 

> O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15/12), o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de autoria do Poder Executivo que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). "Com isso, as cooperativas de agrônomos e veterinários poderão se constituir e serem credenciadas para atender projetos de reforma agrária no País", explicou o senador Gilberto Goellner, membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), ao ressaltar a incapacidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) atender toda a demanda de serviços.
> 
> **Pnater** - O projeto (PLC 219/09) também institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e a Reforma Agrária (Pnater). "A ausência de uma política de assistência técnica rural trouxe um retrocesso no sentido de privar o homem do campo do conhecimento e da evolução tecnológica aplicada atualmente na produção agrícola. Por isso, o mérito do projeto é indiscutível", considerou Goellner. A Pnater será desenvolvida e formulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e deve, entre outras atribuições, promover o desenvolvimento rural sustentável e apoiar iniciativas econômicas que promovam potencialidades e vocações regionais e locais. Já o Pronater é o instrumento de implementação da Pnater, e suas diretrizes deverão compor o Plano Plurianual (PPA).
> 
> **Prioridade** - Na destinação dos recursos financeiros da Pnater, será priorizado o apoio às entidades e aos órgãos públicos e oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Os beneficiados são os assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais comunidades tradicionais, bem como, agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
> 
> **Sanção** - O projeto vai agora à sanção do Presidente da República. O decreto de regulamentação da lei deverá contar com a emenda do senador Goellner, que determina a comprovação de capacitação na área de assistência técnica por parte das empresas privadas que serão escolhidas para prestar assistência aos pequenos agricultores, além de incluir os estados no controle das empresas contratadas. O acordo foi firmado com o líder do governo no Senado, Romero Jucá, que se comprometeu em garantir a inserção da emenda. (*Assessoria de Imprensa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:33:22Z",
            "datePublished": "2009-12-17T11:47:41Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EXTENSÃO RURAL: Aprovado projeto que contempla cooperativas de agrônomos e veterinários",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/extensao-rural-aprovado-projeto-que-contempla-cooperativas-de-agronomos-e-veterinarios-14784"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/extensao-rural-aprovado-projeto-que-contempla-cooperativas-de-agronomos-e-veterinarios-14784"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

