---
title: EXPOCARAMBEÍ: Bezerras prometem desbancar vacas leiteiras | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expocarambei-bezerras-prometem-desbancar-vacas-leiteiras-68109
language: pt-BR
date: 2012-05-18T16:26:20Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expocarambei-bezerras-prometem-desbancar-vacas-leiteiras-68109. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1622
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expocarambei-bezerras-prometem-desbancar-vacas-leiteiras-68109. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EXPOCARAMBEÍ: Bezerras prometem desbancar vacas leiteiras 

As vacas holandesas de Carambeí, nos Campos Gerais, são campeãs em produtividade, com 26 litros diários de leite por dia, mas as bezerras que ainda nem saíram do berçário prometem ir ainda mais longe. Elas recebem tratamento especial para desbancarem suas mães e avós. O potencial da nova geração, fruto de investimento em genética, manejo e alimentação, é o cartão de visitas da 8.ª ExpoCarambeí, que ocorre até este sábado (19/05) no Parque Histórico do município - local que é referência do centenário da imigração holandesa no Brasil.

> **Investimento** - A previsão, segundo Eldo Berger, um dos coordenadores da exposição, é que os investimentos elevem em 10% a produtividade a cada geração. O pecuarista Maurício Greidanus calcula aumento de 6% por lactação, cuja duração média é de 305 dias. Quando as bezerras hoje alimentadas com ração e mamadeira derem suas primeiras crias, aos 2 anos de vida, poderão render dois litros de leite a mais que suas mães diariamente.
> 
> **Animais novos** - Zootecnista da cooperativa Batavo, Michael Warkentin afirma que, em tese, os animais novos produzem mais do que os antecessores. A receita, segundo ele, está no manejo adequado, na nutrição equilibrada e na genética.
> 
> **Material genético** - O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Newton Pohl Ribas explica que o gado que veio com os primeiros holandeses para a região produzia em média 4 mil litros de leite por lactação. Com os investimentos iniciais na compra de materiais genéticos da Argentina e do Uruguai, a produtividade subiu para 7 mil litros. Nos últimos 20 anos, com a inserção de embriões dos Estados Unidos e do Canadá, a produtividade saltou a 10 mil litros de leite por lactação. "Agora os produtores estão investindo em qualidade trazendo material genético \[sêmen\] da Alemanha, França e Holanda", acrescenta.
> 
> **Média diária** - A média diária de produção de leite é de 6,35 litros no Paraná, conforme dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os produtores que superam esse índice, Greidanus tem vacas de 35 litros diários. Há nove meses, ele investiu no berçário da fazenda localizada em Carambeí. Para atender 83 bezerras, instalou máquinas "call feeders", que fornecem leite e ração para os filhotes em quantidades definidas por um programa de computador.
> 
> **Chip** - "Cada animal tem um chip e cada aparelho tem um sensor. Assim, sabemos quanto um animal deve comer por dia e quanto ele comeu. Se ele consumiu menos, vamos atrás para completar a alimentação", explica o técnico agrícola Luís Fernando Moroz. O ganho considerado é certo. "Esperamos aumentar a produtividade anual em até 6% e diminuir em um mês o tempo médio de espera pela primeira cria", acrescenta Greidanus. (*Gazeta do Povo)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-18T16:26:20Z",
            "datePublished": "2012-05-18T12:21:30Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EXPOCARAMBEÍ: Bezerras prometem desbancar vacas leiteiras",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expocarambei-bezerras-prometem-desbancar-vacas-leiteiras-68109"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expocarambei-bezerras-prometem-desbancar-vacas-leiteiras-68109"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

