---
title: EXPO DUBAI I: Cooperativismo paranaense apresenta potenciais na feira internacional  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expo-dubai-i-cooperativismo-paranaense-apresenta-potenciais-na-feira-internacional-137196
language: pt-BR
date: 2021-10-13T10:52:55Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expo-dubai-i-cooperativismo-paranaense-apresenta-potenciais-na-feira-internacional-137196. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1522
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expo-dubai-i-cooperativismo-paranaense-apresenta-potenciais-na-feira-internacional-137196. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  EXPO DUBAI I: Cooperativismo paranaense apresenta potenciais na feira internacional 

A convite da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), da qual é diretor, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, está representando o Sistema Ocepar na Expo Dubai 2020, a primeira exposição mundial realizada no Oriente Médio. Ele está em companhia do coordenador de desenvolvimento técnico da Ocepar, Silvio Krinski, e de representantes da Agrária, C.Vale, Frísia, Integrada e Coopavel.

**Potenciais do Paraná** - Eles fazem parte da missão liderada pelo governador Ratinho Júnior e que conta com a participação de lideranças políticas e empresariais de vários segmentos com o intuito e apresentar as potencialidades de negócios do Paraná.

**Agro** - Em evento promovido nos últimos dias, sobre agronegócio, dentro do espaço patrocinado pelo Paraná, o resultado foi considerado bastante positivo pelos participantes, na visão de Lourenço.

**Interesse** - Empresários locais demonstraram interesse na aquisição de açúcar, carne de frango, carne bovina, leite em pó e rações animais. “É uma região que precisa desses alimentos e, em troca, tem a oferecer fertilizantes, em especial fósforo, potássio e ureia, entre outros itens”, explicou.

**Estratégica** - O dirigente comentou que Dubai e o entorno, propriamente, não demandam grandes volumes de importação, mas por ser uma cidade estratégica, com estrutura portuária voltada ao atendimento regional, é interessante para os exportadores brasileiros.

**Logística cara** - Uma reclamação ouvida na feira é quanto ao alto custo da logística. De acordo com Lourenço, com a retomada das atividades após a queda dos números da Covid-19 no mundo, os custos ficaram muito elevados e um objetivo dos compradores locais é compartilhá-los com exportadores brasileiros.

**Óbice** - “De qualquer forma, a dificuldade de acertar preços, hoje esbarra nesse óbice, a logística realmente não está fácil, além de ser muito lenta. É, no momento, uma dificuldade, mas que com o tempo tende a desaparecer”, destacou.

**A Expo** - Adiada no ano passado por causa da crise sanitária, a exposição foi aberta ao público no dia 1º/10, em meio ao deserto nos arredores de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), apresentando obras arquitetônicas e inovações tecnológicas dos mais de 190 países representados em seus pavilhões.

**O maior evento** - No ano que antecede a Copa do Mundo de futebol, que será promovida no vizinho Catar, a Expo promete ser o maior evento já visto no Oriente Médio.

**Cuidados** - Em 181 dias de realização, a Expo Dubai espera receber 25 milhões de visitantes. Ao contrário do Japão que proibiu a presença de público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a cidade abre suas portas aos turistas estrangeiros, com a condição de que usem máscara e respeitem o distanciamento social. Todos os visitantes deverão estar vacinados ou, caso não estejam, devem apresentar um teste PCR negativo muito recente. (*Com informações da Assessoria de Imprensa da Cocamar*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2021-10-13T10:52:55Z",
            "datePublished": "2021-10-13T10:19:16Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EXPO DUBAI I: Cooperativismo paranaense apresenta potenciais na feira internacional ",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2021\/noticias\/10\/13\/dubai\/thumbnails\/thumb_1dubai_lourenco_13_10_2021.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "EXPO DUBAI I: Cooperativismo paranaense apresenta potenciais na feira internacional ",
                    "width": 600,
                    "height": 450
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expo-dubai-i-cooperativismo-paranaense-apresenta-potenciais-na-feira-internacional-137196"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expo-dubai-i-cooperativismo-paranaense-apresenta-potenciais-na-feira-internacional-137196"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

