---
title: EXPEDIÇÃO SAFRA: SC consome milho e RS colhe bom trigo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expedicao-safra-sc-consome-milho-e-rs-colhe-bom-trigo-14280
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:29:50Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expedicao-safra-sc-consome-milho-e-rs-colhe-bom-trigo-14280. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1733
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expedicao-safra-sc-consome-milho-e-rs-colhe-bom-trigo-14280. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EXPEDIÇÃO SAFRA: SC consome milho e RS colhe bom trigo 

> Região de aviários e granjas de suínos, o Oeste de Santa Catarina está consumindo estoques de milho para manter a produção de ração animal, constatou a Expedição Safra RPC. Os agropecuaristas contam que a entrada de cereal do Paraná, do Centro-Oeste brasileiro e do Paraguai será maior nos próximos anos. O quadro se agrava porque a região, apesar de ser predominantemente consumidora, reduziu o cultivo do cereal, como fizeram produtores de Norte a Sul do país, numa tendência determinada pelos altos estoques e pelas previsões de preços baixos. Para os produtores e cooperativas da principal zona agrícola catarinense, no entanto, as cotações devem se manter estáveis. Na região, o milho é vendido a R$ 17 a saca de 60 quilos e a soja a R$ 40.**Campos Novos** - Com capacidade para 200 mil sacas, a cooperativa Coaccer, de Campos Novos, tem 12 mil sacas estocadas, o que se traduz em folga para a armazenagem da próxima colheita e para a negociação de preços. Na contratendência da região, a Coacam, que produz ração para suínos da Perdigão, tenta sustentar área de milho 3% maior, de 10 mil hectares.
> 
> **Exceção** - Com 60 mil sacas de milho em estoque, o agricultor e criador de suínos Paulo Faccio diz ser uma exceção. Segundo ele, poucos têm essa reserva de suprimento, que em seu caso é suficiente para alimentar os animais durante seis meses. A maioria precisa comprar milho todo mês, relata. Como reduziu o cultivo do cereal de 660 para 530 hectares, ele terá de ampliar as compras em 2010.
> 
> **Milho** - O setor não fala em falta de milho por acreditar que, se os preços subirem na safra de verão, haverá tempo para que o Paraná e o Centro-Oeste possam abastecer o setor com a safrinha, ano que vem. As manifestações são de confiança. "Os estoques estão altos a o Mato Grosso teve antecipação das chuvas, o que favorece a produção. Se faltar milho para ração, a safrinha será ampliada e vai abastecer o mercado sem problemas", afirma o diretor Comercial da Coaccer, Edenilson Monfroi.
> 
> **Trigo** - No Rio Grande do Sul, outra equipe da Expedição Safra acompanhou a colheita trigo, que entra na reta final. Assim como no Paraná, a safra dos gaúchos não vai atingir seu potencial produtivo. Parte das lavouras foi atingida por chuvas em excesso e até geadas, adversidades climáticas que comprometeram o desempenho do cereal. A diferença entre os dois estados está na qualidade do trigo, que se inverte nesta temporada. Historicamente, a produção paranaense teve melhor qualidade, com boa parte do trigo classificado como tipo 1 (pão), enquanto os agricultores do Extremo Sul tem tradição no tipo brando, de menor qualidade.
> 
> **Sondagem -** As equipes da Expedição encerraram ontem a primeira etapa do levantamento de campo da safra 2009/10. As projeções para as safras de soja e milho, do Paraná e do Mato Grosso, foram divulgadas nas últimas duas semanas. Os técnicos e jornalistas fazem agora a tabulação dos dados de projeção da safra nacional, que serão divulgados nos próximos dias. Desde o início de outubro as equipes que fazem a sondagem percorreram parte da região produtoras dos Estados Unidos, onde acompanharam o início da colheita norte-americana, e os 12 estados brasileiros onde está concentrada a produção de grãos. (*Gazeta do Povo*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:29:50Z",
            "datePublished": "2009-11-12T13:27:59Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EXPEDIÇÃO SAFRA: SC consome milho e RS colhe bom trigo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expedicao-safra-sc-consome-milho-e-rs-colhe-bom-trigo-14280"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expedicao-safra-sc-consome-milho-e-rs-colhe-bom-trigo-14280"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

