---
title: EXPEDIÇÃO SAFRA II: Imposto corrói renda, diz OCB | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expedicao-safra-ii-imposto-corroi-renda-diz-ocb-18981
language: pt-BR
date: 2012-05-09T17:04:58Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expedicao-safra-ii-imposto-corroi-renda-diz-ocb-18981. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1214
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/expedicao-safra-ii-imposto-corroi-renda-diz-ocb-18981. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EXPEDIÇÃO SAFRA II: Imposto corrói renda, diz OCB 

> Para cada tonelada exportada, a cadeia da soja precisa comercializar outra tonelada no mercado interno em Mato Grosso do Sul. A exigência imposta em 2005 pelo governo do estado (Decreto 11.803) para garantir arrecadação de ICMS tira competitividade do setor e adia os planos de agroindustrialização, critica a superintentende da unidade estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-MS), Dalva Caramalac. "Para elevar a renda do produtor, é preciso desenvolver a cadeia da soja, ampliar a demanda. Estamos buscando incentivos à implantação de indústrias no estado", afirma.
> 
> **Justiça** - A questão foi parar na Justiça, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a imposição do governo sul-mato-grossense está dentro da lei, apesar de anular parcialmente os efeitos da Lei Kandir, que desonera as exportações. O governo estadual alega que o setor reclama porque vinha simulando exportação para não pagar ICMS e argumenta que o imposto não é cobrado sobre o valor pago ao produtor, mas a partir de um preço de referência estabelecido aos exportadores. "A questão é que o estado depende do imposto cobrado sobre a soja para se manter e não quer abrir mão dessa fonte de renda", afirma Dalva. Em sua avaliação, é preciso compensar essa desvantagem. (*Caminhos do Campo / Gazeta do Povo*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

 

 

 [![Gazeta do Povo destaca investimentos feitos pelas cooperativas para atrair mão de obra](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/gazeta_do_povo/gazeta_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/gazeta-do-povo-destaca-investimentos-feitos-pelas-cooperativas-para-atrair-mao-de-obra)  13/10/2026 10:53

 

 

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T17:04:58Z",
            "datePublished": "2010-11-03T11:18:37Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EXPEDIÇÃO SAFRA II: Imposto corrói renda, diz OCB",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expedicao-safra-ii-imposto-corroi-renda-diz-ocb-18981"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/expedicao-safra-ii-imposto-corroi-renda-diz-ocb-18981"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

