---
title: EVENTO: Encontro de Sustentabilidade vai abordar pagamento por serviços ambientais | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/evento-encontro-de-sustentabilidade-vai-abordar-pagamento-por-servicos-ambientais-143459
language: pt-BR
date: 2022-10-19T16:13:30Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/evento-encontro-de-sustentabilidade-vai-abordar-pagamento-por-servicos-ambientais-143459. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1419
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/evento-encontro-de-sustentabilidade-vai-abordar-pagamento-por-servicos-ambientais-143459. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EVENTO: Encontro de Sustentabilidade vai abordar pagamento por serviços ambientais 

![evento 19 10 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/10/19/evento/evento_19_10_2022.webp)

O Sistema OCB e a Ocepar promovem, no próximo dia 25 de outubro (terça-feira), o 3º Encontro de Sustentabilidade. O evento vai abordar as políticas públicas adotadas para o pagamento por serviços ambientais e créditos de carbono.

**Ampliação dos debates** - O presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, afirma que o evento ampliará os debates, em especial, na percepção de oportunidades para o coop. “O mundo passa por constantes transformações e as questões climáticas e ambientais são temas sempre em evidência. Saber como captar as oportunidades apontadas é muito importante”.

**Alinhamento** - Marcio reforça que as cooperativas já estão alinhadas à preservação, proteção e restauração de áreas e que essas preocupações sempre fizeram parte das atividades cooperativistas. “Logo teremos a oportunidade de participar da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27) e estaremos preparados para destacar ainda mais o que o cooperativismo brasileiro tem feito pelo bem do planeta e redução de impactos na natureza”.

**Temas** - Entre os temas principais do encontro da próxima semana estão o alcance da neutralidade de carbono e o cumprimento dos compromissos climáticos globais. Serão apresentadas as iniciativas de pagamentos de serviços ambientais e crédito de carbono para que o coop desenvolva projetos cada vez mais sustentáveis.

**Inscrições** - As inscrições podem ser realizadas por meio de [formulário online](https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=zntSCt9UMU-SUqxuHHWECqu0CaA-TttJsmF7JX2UyaRUMVY1TlRHVVAwT1VURFBQQUQwSFUxVTdUMi4u) até a sexta-feira (21/10). (*Sistema OCB*)

**FOTO**: *Annca / Pixabay*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-10-19T16:13:30Z",
            "datePublished": "2022-10-19T08:36:30Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EVENTO: Encontro de Sustentabilidade vai abordar pagamento por serviços ambientais",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/10\/19\/evento\/thumbnails\/thumb_evento_19_10_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "EVENTO: Encontro de Sustentabilidade vai abordar pagamento por serviços ambientais",
                    "width": 600,
                    "height": 399
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/evento-encontro-de-sustentabilidade-vai-abordar-pagamento-por-servicos-ambientais-143459"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/evento-encontro-de-sustentabilidade-vai-abordar-pagamento-por-servicos-ambientais-143459"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

