---
title: Espírito Santo realiza encontro estadual de cooperativismo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/espirito-santo-realiza-encontro-estadual-de-cooperativismo-62103
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:12:23Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/espirito-santo-realiza-encontro-estadual-de-cooperativismo-62103. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1160
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/espirito-santo-realiza-encontro-estadual-de-cooperativismo-62103. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Espírito Santo realiza encontro estadual de cooperativismo 

 Tem início hoje (08/11) em Vitória, Espírito Santo, o X Encontro Estadual das Cooperativas do Espírito Santo. O evento, promovido pela Organização e Sindicato das Cooperativas do Espírito Santo (Ocees) para comemorar os 30 anos da entidade, é destinado a lideranças e dirigentes cooperativistas.

 **Palestras e homenagens** - Durante o encontro será entregue a Medalha do Mérito Cooperativista às personalidades que se destacaram na luta em prol do cooperativismo do Espírito Santo. O encontro teve início com uma palestra do presidente da Ocees, Ailton Vargas de Souza, sobre o tema "O Cooperativismo Capixaba". Na seqüência, o presidente da OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, falou sobre "Cooperativismo Brasileiro: transformando a teia num sistema". O coordenador nacional do Programa de Autogestão, Juacir Wischneski, abordou o tema "Autogestão nas Cooperativas". À noite, o ex-presidente da OCB e da ACI Roberto Rodrigues falará sobre "O Cooperativismo no 3º Milênio". O evento termina no sábado, dia 9, com a elaboração do Plano de Trabalho para 2003, sob a coordenação dos representantes de cada ramo do cooperativismo capixaba.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de Mercado vai reunir especialistas e lideranças do setor no dia 12 de novembro, em Carambeí](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/forum_mercado/destaque_forum_mercado.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-de-mercado-vai-reunir-especialistas-e-liderancas-do-setor-no-dia-12-de-novembro-em-carambei)  06/11/2026 11:44

 

 

 [![Cooperados da Frísia visitam o Sistema Ocepar ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/06/imersao/4imersao_destaque_06_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperados-da-frisia-visitam-o-sistema-ocepar)  06/11/2026 11:39

 

 

 [![Aprovação das novas regras para cobrança de cartórios é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/06/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_06_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-das-novas-regras-para-cobranca-de-cartorios-e-o-destaque-da-semana)  06/11/2026 11:35

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:12:23Z",
            "datePublished": "2002-11-08T14:59:26Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Espírito Santo realiza encontro estadual de cooperativismo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/espirito-santo-realiza-encontro-estadual-de-cooperativismo-62103"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/espirito-santo-realiza-encontro-estadual-de-cooperativismo-62103"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

