---
title: Equipe já estuda regulamentação da lei do seguro rural | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/equipe-ja-estuda-regulamentacao-da-lei-do-seguro-rural-63323
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:35:04Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/equipe-ja-estuda-regulamentacao-da-lei-do-seguro-rural-63323. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1345
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/equipe-ja-estuda-regulamentacao-da-lei-do-seguro-rural-63323. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Equipe já estuda regulamentação da lei do seguro rural 

 Embora a lei do Seguro Rural não tenha ainda sido aprovada, um grupo de trabalho formado pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda, além da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), da Brasil Resseguros S/A (IRB), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), está analisando a regulamentação do seguro agrícola. Essa informação foi dada pelo ministro Roberto Rodrigues, ainda na sexta-feira, confirmando o caráter de urgência do projeto e a prioridade do governo em criar um seguro que atenda aos produtores.

**Implementação por etapa** - Ao lançar o Plano Agrícola 2003/2004, o presidente Lula informou que o projeto tramita regime de urgência urgentíssima no Congresso. Como o texto da lei é simples, referindo-se genericamente sobre a criação do seguro agrícola, o que vai valer é a regulamentação. O ministro Roberto informou que a implementação do seguro ocorrerá aos poucos, por regiões, por produtos, com ênfase no pequeno agricultor."De acordo com o ministro, a implantação desse instrumento de política agrícola é um processo complexo. Lembrou que o Brasil é o único país agrícola importante do mundo que não tem esse mecanismo. O seguro agrícola servirá como incentivo aos agricultores para aumentar a produção brasileira de grãos, estimada em 115 milhões de toneladas na atual safra (2002/03). Ao contrário do atual Proagro, que só segura o crédito".Eles (os produtores) vão pagar um prêmio pelo seguro, que lhes garantirá sustentabilidade na sua atividade. Isso fará com que não seja mais necessário ficar alongando as dívidas rurais ", completou Rodrigues".



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:35:04Z",
            "datePublished": "2003-06-16T14:20:04Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Equipe já estuda regulamentação da lei do seguro rural",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/equipe-ja-estuda-regulamentacao-da-lei-do-seguro-rural-63323"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/equipe-ja-estuda-regulamentacao-da-lei-do-seguro-rural-63323"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

