---
title: Encontro Unimeds: Cooperativismo deve intensificar ação política | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-unimeds-cooperativismo-deve-intensificar-acao-politica-65501
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:07:08Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-unimeds-cooperativismo-deve-intensificar-acao-politica-65501. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1262
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-unimeds-cooperativismo-deve-intensificar-acao-politica-65501. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Encontro Unimeds: Cooperativismo deve intensificar ação política 

 O cooperativismo brasileiro precisa intensificar suas ações políticas junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, principalmente para combater a crescente carga tributária que ameaça sua sobrevivência. Paralelamente, deve fazer a "lição de casa", buscando a profissionalização da gestão empresarial; a educação, capacitação e formação cooperativista; a intercooperação, com a formação de redes empresariais cooperativistas; e a responsabilidade social junto às comunidades. A recomendação foi dada pelos presidentes da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, e da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), João Paulo Koslovski, no painel sobre "Cooperativismo Brasileiro" realizado nesta quinta-feira (22/04), dentro da programação do III Encontro das Unimeds do Pólo Mercosul, em Foz do Iguaçu-PR. Segundo eles, o número de cooperados no país já ultrapassa os 5,7 milhões, reunidos em 7.355 cooperativas, gerando 182 mil empregos, US$ 1,3 bilhão em exportações e com uma participação de 6% no PIB.

**Encontro** - O III Encontro das Unimeds do Pólo Mercosul e 12 Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná teve inicio no dia 21 de abril e prosseguirá até dia 24, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu. O evento conta com a participação de 75 Unimeds do Sul do Brasil e cerca de 600 participantes. Entre os patrocinadores do Encontro estão o Banco Real, o Sescoop/PR, a Central Nacional Unimed e a Unimed Seguradora.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:07:08Z",
            "datePublished": "2004-04-23T12:55:11Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Encontro Unimeds: Cooperativismo deve intensificar ação política",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/encontro-unimeds-cooperativismo-deve-intensificar-acao-politica-65501"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/encontro-unimeds-cooperativismo-deve-intensificar-acao-politica-65501"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

