---
title: ENCONTRO TÉCNICO DE FORRAGENS | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-tecnico-de-forragens-70897
language: pt-BR
date: 2012-06-04T15:50:41Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-tecnico-de-forragens-70897. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1234
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-tecnico-de-forragens-70897. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ENCONTRO TÉCNICO DE FORRAGENS 

 Ocorre, hoje e amanhã, em Curitiba, Encontro Técnico de Forragens, promovido pela Faep, em conjunto com a Seab e a Ocepar. O objetivo do evento é traçar o plano estratégico para 2002 da cadeia de bovinos de corte e leite, no tocante ao item alimentação dos rebanhos. Esse encontro faz parte do esforço do governo, entidades e produtores do Paraná para tornar o Estado livre das principais doenças dos rebanhos, visando oportunizar aos agricultores melhores preços e acesso a novos mercados, tendo como referência a qualidade dos produtos. O trabalho de sanidade avançou, mas é preciso manter uma ação constante, evitando que, por qualquer descuido, se percam as conquistas obtidas até aqui. A campanha de vacinação encerrou com um índice de vacinação superior a 95%, segundo dados computados até o momento, indicando que os produtores estão conscientes de que é preciso vigilância e seriedade com a sanidade.

 Pastagens: O encontro que está sendo realizado em Curitiba reúne produtores e técnicos do Estado, procurando analisar as experiências bem sucedidas dos produtores com os resultados da pesquisa, para estruturar um plano de trabalho adaptado para as diversas regiões do Paraná, de baixo custo e fácil acesso aos pecuaristas. O Paraná já aplicou R$ 90 milhões, nos dois últimos anos, no programa de reforma de pastagens, e há recursos disponíveis do Propasto, a juros de 8,75% ao ano, para ampliar os trabalhos de melhoria de pastagens.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-06-04T15:50:41Z",
            "datePublished": "2001-12-17T07:19:10Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ENCONTRO TÉCNICO DE FORRAGENS",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/encontro-tecnico-de-forragens-70897"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/encontro-tecnico-de-forragens-70897"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

