---
title: ENCONTRO ESTADUAL II: Mais de 1600 cooperativistas prestigiam o evento | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-estadual-ii-mais-de-1600-cooperativistas-prestigiam-o-evento-45045
language: pt-BR
date: 2012-03-30T13:45:11Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-estadual-ii-mais-de-1600-cooperativistas-prestigiam-o-evento-45045. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1905
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/encontro-estadual-ii-mais-de-1600-cooperativistas-prestigiam-o-evento-45045. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ENCONTRO ESTADUAL II: Mais de 1600 cooperativistas prestigiam o evento 

> **Mais de 1.600 cooperativistas do Paraná, entre dirigentes, cooperados, funcionários, lideranças e demais colaboradores participaram, em Curitiba, do Encontro Estadual de Cooperativistas. Iniciado às 8h30, no Teatro Positivo, também foi prestigiado por autoridades, lideranças políticas e representantes de entidades parcerias. O evento é realizado anualmente com a finalidade de promover a interação entre as 240 cooperativas do Paraná, apresentar as ações realizadas pelo Sistema Ocepar durante o ano, comemorar as conquistas obtidas pelo cooperativismo, alinhavar as principais reivindicações do setor para o próximo ano e demonstrar à sociedade a sua capacidade de mobilização, difundindo a cultura cooperativista.**
> 
> **Autoridades - Entre as autoridades e lideranças presentes ao Encontro estiveram o governador em exercício, deputado Nelson Justus; o secretário estadual da Agricultura, Erickson Chandoha; o assessor especial da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Maurício Landi, representando o presidente Márcio Lopes de Freitas; o secretário estadual do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso; o superintendente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz; o secretário da Junta Comercial, Sebastião Mota; o superintendente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Marco Antonio Peixoto**; o diretor da Fiep, **José George Van; o d**iretor de Planejamento do BRDE, Wilson Portes; Herlon de Almeida, representando o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek; Norberto Ortigara, secretário da Agricultura indicado pelo futuro governador, Beto Richa, o qual representou no evento; o coordenador do Programa de Agroindústria da Emater-Paraná, José Carlos Pinhatti; a** a**nalista de Finanças e Controle da CGU/PR, Myriam Hatsue Hanai. Entre os parlamentares, estiveram os deputados federais Eduardo Sciarra, Moacir Micheletto e Reinhold Stephanes e o deputado estadual, Élio Ruch.**
> 
> **Parceria** - Ao avaliar o trabalho desenvolvido pelo cooperativismo no Paraná, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz, destacou a parceria entre o banco e o setor. "A estratégica corporativa do Banco do Brasil prevê o apoio ao cooperativismo e toda a cadeia produtiva do agronegócio e, aqui no Estado, o movimento cooperativista é muito forte, sendo referência nacional. E, juntamente com a Ocepar e com as cooperativas, estamos obtendo um bom resultado. Conseguimos aumentar a nossa carteira de crédito, ampliar o relacionamento, enfim, colocar à disposição do empresário rural, inclusive da agricultura familiar, dinheiro, crédito que é muito necessário, e com um cenário amplamente favorável para a agricultura brasileira. Os resultados do ano foram muito animadores, o Banco do Brasil está muito satisfeito e nós estamos aqui para agradecer o apoio que temos recebido da Ocepar, das cooperativas do Estado e de toda a cadeia produtiva", disse Meinerz. Ele também destacou alguns números. "Nossa carteira do agronegócio chegou a 8,1 bilhões de reais no Estado. Isso representa hoje 72% de tudo que é repassado em relação ao crédito rural no Paraná. Também nessa última safra, até 30 de junho passado, nós tivemos liberações de 6,1 bilhões de reais. Isso é muito importante. Não é uma instituição que faz isso sozinha. É uma soma, uma colaboração de várias instituições que produzem esse resultado", finalizou.
> 
> **Exemplo** - O assessor especial da presidência da OCB, Maurício Landi, frisou a importância do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses valorizar as cooperativas e os cooperados. "Um momento como esse, onde os resultados do cooperativismo são mostrados, privilegiando a cooperativa, o cooperado e sua família, que é a base de todo esse processo é, para nós, um exemplo", afirmou.

**BR SIG:** Folder not found or empty: `images/comunicacao/noticias/2010/Dezembro/3/2010123163525/`

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T13:45:11Z",
            "datePublished": "2010-12-03T13:35:25Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ENCONTRO ESTADUAL II: Mais de 1600 cooperativistas prestigiam o evento",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/encontro-estadual-ii-mais-de-1600-cooperativistas-prestigiam-o-evento-45045"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/encontro-estadual-ii-mais-de-1600-cooperativistas-prestigiam-o-evento-45045"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

